Medjournal - Editora de Publicações Médicas Periódicas


 

 

 

   

Noticias nacionais e internacionais

 

Palestras "Um olhar simplificado sobre as otites em cães e gatos!” 

 

A Ecuphar Part of Animalcare Group, empresa dedicada à Saúde Animal valoriza a experiência farmacêutica consolidada ao longo de mais de 50 anos pela Esteve.

Nesse sentido, a Ecuphar continua a dedicar o seu foco ao suporte técnico dos seus clientes em áreas chave da Medicina Veterinária. Exemplo disso, foram as duas palestras promovidas pela empresa, subordinadas ao tema “Um olhar simplificado sobre as otites em cães e gatos!”, que tiveram lugar nos passados dias 2 e 3 de Maio, em Lisboa e no Porto, respetivamente.

As formações ministradas pela Dr.ª Diana Ferreira (DVM MSc MRCVS Dipl. ECVD; Animal Health Trust, Newmarket, United Kingdom; OneVet Group, Portugal), tinham como principais objetivos: definir  a melhor abordagem diagnóstica frente a casos de otites externas agudas e crónicas, bem como estabelecer as mais adequadas abordagens terapêuticas tendo em conta os diferentes cenários clínicos e, em particular, a abordagem  terapêutica mais adequada a casos de infeções por Pseudomonas.

A empresa agradece a disponibilidade da Alma Veterinária (Hospital Veterinário), que cedeu a sua sala de formação para a palestra de Lisboa.

 

O balanço destes dois dias de formação não podia ser mais positivo, a visão da Ecuphar é estar o mais próximo possível dos médicos veterinários, disponibilizando não só produtos, mas também conhecimento, permitindo que a qualidade dos serviços prestados aos nossos animais seja cada vez superior.

Palestra de Lisboa no Hospital Alma Veterinária

 

 

Palestra Porto

 

Palestra Porto – Drª Diana Ferreira

 


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Zee.Dog continua a conectar pessoas e cães com novos padrões exclusivos 

 

Salina, Patagonia, Florida e Gotham são os quatro nomes que constam na nova coleção da Zee.Dog, e incluí coleiras, trelas, arneses, laços e peitorais.


A Zee.Dog já não é desconhecida no setor de acessórios para animais, assumindo-se como uma marca que que aposta no design e conforto, e que conta já com inúmeras coleções para satisfazer todos os gostos. A marca introduz agora quatro novos padrões que com certeza aumentarão ainda mais os desejos da chegada do Verão.
A nova coleção começa com Salina, que nos relembra as tendências do design nos anos 80, misturando formas e padrões irregulares mas com um toque mais subtil no uso das cores, claras e leves. Fresco, jovem e dinâmico, o padrão Salina pode fazer parte do dia-a-dia dos cães, gatos ou respetivos donos contando com coleiras, trelas, arneses, peitorais, laços e porta-chaves.
Já Patagonia transporta-nos para os mais quentes safaris nas savanas africanas com um padrão que nos liga a tons escuros e ligados à terra. Disponível em coleira (para cães e gatos), trela, arnês e laços, Patagonia é um padrão que facilmente nos remete às aventuras que muitos donos realizam com os seus animais nos pontos mais térreos e naturais do mundo.
A marca abraça os dias calorosos do Verão com o novo padrão Florida. Com cores garridas e frescas, o estado dos EUA conhecido como o “Sunshine State” dá o seu nome a este padrão, fazendo jus à cidade famosa pelas suas praias, parques de diversão e temperaturas calorosas. Florida funde a frescura das suas cores com formas divertidas inspiradas em laranjas e que está disponível no seu conjunto de coleiras para cão e gato, arneses, laços e trelas.
Por fim, Gotham surge como um modelo simples e elegante, albergando a cor preta em todos os seus elementos, desde o tecido, à borracha do logotipo, ao fecho e ao mosquetão. Gotham é a linha acromática da Zee.Dog, apresentando um estilo forte e presente para aqueles a quem o minimalismo lhes mais agrada. A coleção chegou a Portugal no dia 1 de maio, e tal como já é familiar com a Zee.Dog, os novos acessórios são sinónimo de qualidade, design e conforto, oferecendo possibilidade de regular e escolher vários tamanhos, com bons sistemas de segurança e texturas macias e sedosas para garantir a satisfação dos animais e dos donos.
  

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dingonatura lança novo Natura Diet IBÉRICO & RICE

para cães

 

Carne de porco ibérico é o principal componente da nova receita Natura Diet, e que mantém os mesmos valores que a Dingonatura sempre defendeu: 100% natural, sem aditivos artificiais, nutritivo e saudável 

 

A partir de dia 29 de abril, a Dingonatura adiciona uma nova receita à sua gama Natura Diet, o Ibérico & Rice. Esta gama já não é uma novidade para o público que se preocupa com o bem-estar e saúde do seu cão através da sua dieta alimentar, contando já com os mais variados sabores e especificidades adequadas a determinados tipos de cão.

À base de carne de porco ibérico e arroz, o novo produto Ibérico & Rice incluí componentes como óleo de pato, ervilhas, maçã, peixe azul, perú e óleo de salmão. Melhorar a saúde e bem-estar dos nossos animais de estimação através da sua alimentação continua a ser o grande objetivo da Dingonatura. A nova receita conta com todos os benefícios já conhecidos nos produtos Natura Diet como o reforço da saúde ocular, desenvolvimento de articulações saudáveis, alta digestibilidade, benefícios para a saúde intestinal, reforço imunitário, saúde dental, entre muitos outros.
O novo Natura Diet Ibérico & Rice chega ao mercado em formato de 500 gr, 3 Kg e 12 Kg, e conta com uma receita hipoalergénica, livre de transgénicos, sem corantes nem conservantes artificiais e elaborada com elevadíssima qualidade e precisão, incorporando o conceito de Nutrição Microativa (quantidades ótimas dos nutrientes adequados, na sua forma utilizável pelo organismo).  

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ECUPHAR lança lança Soliphen 60mg

 

Os comprimidos de SOLIPHEN  são palatáveis (aroma de fígado),  oblongos e divisíveis em 4.

O uso de Fenobarbital está indicado como tratamento de primeira linha da Epilepsia Canina, reduzindo a frequência das convulsões.

A epilepsia é a alteração neurológica crónica mais comum na espécie canina, afetando aproximadamente 0,62% dos cães.

 

Não existe cura para a epilepsia, o objetivo da terapia é reduzir a frequência e gravidade das convulsões equilibrando a qualidade de vida do paciente.


 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Royal Canin apresenta a sua nova gama

“Urinary”

Uma alimentação específica destinada à prevenção e tratamento de problemas urinários

 

A nutrição desempenha um papel determinante no apoio ao tratamento e prevenção de várias doenças do trato urinário inferior (DTUI), uma vez que podem ser devidas a uma série de causas e manifestar-se por diversos sinais clínicos, mas estes podem ser controlados por certos parâmetros e estratégias nutricionais. Neste sentido, a Royal Canin apresenta a sua nova gama Urinary com foco na Nutrição-Saúde e nos últimos estudos científicos, para proporcionar uma nutrição adequada para os pacientes com DTUI.

As dietas desta nova gama estão desenhadas para prevenir e tratar estas patologias, reduzir as recaídas e melhorar a saúde urinária, tanto em gatos como em cães. Entre as principais características da nova gama destacam-se:


  • Precisão e eficácia: permite escolher a fórmula mais adequada segundo o tamanho, estilo de vida, fatores de risco e idade do animal.
  • Soluções húmidas e secas: ambas as dietas têm o mesmo foco nutricional e oferecem a possibilidade de fazer uma alimentação mista, com a mesma eficácia que têm as duas opções em separado e benefícios redobrados.
  • Ciência: todos os produtos foram avaliados segundo a metodologia RSS (Superssaturação Urinária) e demonstraram um nível ótimo e constante no maneio clínico e nutricional dos urólitos de estruvite e de oxalato de cálcio. Além do mais, também disponibilizam uma solução nutricional para maneio dos cálculos metabólicos, mais raros, como os de uratos, cistina ou xantina, em cães. 
  • Palatabilidade: melhoria significativa das fórmulas existentes e novas texturas húmidas para satisfazer as preferências dos gatos e cães.

 

 

A nova gama Urinary:

A nova gama é composta por dois tipos de dietas:

Dieta Urinary S/O: indicadas para gerir a estruvite (dissolução e prevenção de recaídas) e oxalatos (redução de recorrência). Dentro desta dieta podem destacar-se:

  • Urinary S/O: Para gatos e cães, com peso e condição corporal ideal.
  • Urinary moderate calorie: Para gatos e cães esterilizados ou com tendência a engordar.
  • Urinary Small Dog: para cães com menos de 10 kg, que também ajuda retardar a formação de tártaro.
  • Urinary S/O Dog ageing 7+: Esta é a grande novidade da gama, pois foi especialmente formulada para cães com mais de 7 anos, ajudando a manter a saúde renal e incluindo nutrientes para fazer frente ao processo de envelhecimento e perda de funções cognitivas. Esta está disponível tanto em versão húmida como em versão seca.

Dietas Urinary UC: Dão uma resposta nutricional específica para os cálculos de uratos, cistina e xantina.

 

Veterinary Health Nutrition de Royal Canin

2019 marca o ponto de partida da Veterinary Health Nutrition, a nova gama de produtos veterinários da Royal Canin. Esta é uma gama que junta todas as fações já existentes numa só e que tem um duplo objetivo: oferecer a melhor solução nutricional possível para as necessidades de gatos e cães e ajudar as equipas veterinárias, tornando mais simples o processo de prescrição. A primeira novidade é a gama Urinary.

 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LETIPharma premeia estudo sobre Leishmaniose no

I Concurso de Casos Clínicos

Dez casos finalistas serão compilados em publicação monográfica


Marcos Fernández Monzón, do Centro Veterinário Navia de Vigo, foi galardoado com o primeiro prémio do Concurso de Casos Clínicos, lançado pela LETIPharma, pelo trabalho intitulado ‘Leishmaniose ou Burkholderia cepacia, qual a culpada?’. A entrega de prémios teve lugar em Madrid, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da LETIPHARMA, Jaime Grego. 

 Além do primeiro prémio, no valor de 1.200 euros, foram também distinguidos os trabalhos de Alicia Cózar Fernández, do Centro Veterinário Músicos de Madrid, autora do caso ‘Uso do oclacitinib na Síndrome de Well's’, com o segundo prémio, e o de Eva Molina Guillén, do Centro Veterinário Fénix de Benalmádena, que recebeu o terceiro prémio pelo caso ‘Dermatite exfoliativa ulcerativa: leishmaniose ou algo mais?’.

 O júri do I Concurso de Casos Clínicos lançado pela LETIPharma foi composto pelo Doutor Lluís Ferrer, catedrático de Medicina e Cirurgia Animal da Faculdade de Veterinária da Universidade Autónoma de Barcelona (UAB), a Doutora Guadalupe Miró, catedrática de Enfermidades Parasitárias da Faculdade de Veterinária da Universidad Complutense de Madrid (UCM), e a Doutora Ana Mafalda Lourenço, do Departamento de Clínica da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa.

 Os critérios do júri na avaliação dos 44 casos clínicos apresentados - 21 sobre leishmaniose e 23 de dermatologia - foram fundamentalmente três: o seu contributo para a medicina veterinária, a qualidade científica e a sua originalidade.

 No ato público em que os três premiados expuseram as principais conclusões dos seus trabalhos, foi também anunciado que os dez casos clínicos finalistas selecionados pelo júri serão compilados numa publicação monográfica que poderá ser adquirida pelos veterinários interessados.

 A LETIPharma, que lançou este concurso para profissionais veterinários de Espanha e Portugal, quer contribuir para “o avanço e difusão científica, apoiando a profissão veterinária, tanto ao nível da ciência como da clínica de qualidade”, afirmou Jaime Grego.  

 

 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mini curso de Comportamento Animal

 

Nos dias 27 e 28 de abril deste ano, a AEICBAS (Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto) realizará um Mini Curso de Comportamento Animal com o objetivo de complementar a formação dos futuros e atuais Médicos Veterinários. Para mais informações sobre a atividade basta consultar a página de Facebook da AEICBAS.  

 

 

 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Plurivet lança Effivet

– O Seu Novo Ácido Hipocloroso

 

A Plurivet lança o Effivet, um potente anti-microbiano com ácido hipocloroso, mais concentrado, com pH neutro e muito seguro na sua utilização.

O Effivet elimina por contacto bactérias, fungos e vírus, e acelera a cicatrização de feridas.

Clinicamente comprovado, é altamente eficaz na sua utilização em feridas traumáticas e cortes, irritações de pele, queimaduras e cuidados das áreas pós-cirúrgicas entre muitas outras indicações.

Disponível nas seguintes apresentações:

Skin & Wound Líquido (60 ml, 250 ml e 750 ml)

Skin & Wound Hidrogel (60 ml e 250 ml)

 

 

O Effivet Solução Oftálmica de 60 ml, está indicado para limpeza, infeções e inflamações oculares.

 

Effivet - Uma mudança radical no tratamento profissional de Feridas.

 

 

Distribuidor exclusivo em Portugal: Plurivet - Veterinária e Pecuária, Lda.

R. Prof. Manuel Bernardes das Neves nº 30 Loja, 2070-112 Cartaxo.

 

Telf. 243 750 230 | e-mail: geral@plurivet.pt | www.plurivet.pt

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

ECUPHAR lança Carbodote 100mL

 

CARBODOTE é uma solução oral estável e homogénea de carvão vegetal ativado a 20%, obtido a partir de casca de coco, o que lhe confere um grande poder adsorvente.

CARBODOTE está indicado em casos de ingestão de substâncias indesejáveis, em casos de flatulência e desconforto intestinal e ainda diarreias infeciosas.

Sem sacarose, é 100% seguro em animais diabéticos.

Registado para utilização em cães, gatos e NACS (novos animais de companhia)

 

O produto em questão já se encontra disponível nos distribuidores.

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Vetoquinol anuncia lançamento

do novo Flexadin Advanced

 

Com data de 1 de Fevereiro de 2019 o laboratório farmacêutico Vetoquinol, exclusivamente dedicado ao mercado veterinário, anuncia o lançamento do novo Flexadin Advanced

Na Vetoquinol sabemos o impacto que a osteoartrose (OA) canina tem nos seus pacientes, nos seus donos e no dia-a-dia da clinica. E está cada vez mais claro que uma abordagem multimodal é o que nos permite obter melhores resultados com esta patologia que por agora não podemos curar.

Flexadin Advanced com UC-II, através do seu mecanismo de ação único - tolerância oral - está a ajudar muitos animais a melhorar a sua mobilidade.

Seguimos de novo nesta mesma direção inovadora e gostaríamos de lhe dar a conhecer o novo Flexadin Advanced com extratos de Boswellia Serrata.

Estudos recentes demostraram que os ácidos Boswélicos (ABw) têm influência na cascata inflamatória principalmente reduzindo os leucotrienos os quais estão relacionados com a dor e a inflamação.

Os estudos publicados com ABw em cães descrevem melhorias significativas em caso de claudicação e dor por OA após duas semanas de administração, o que de facto é realmente rápido.

Flexadin Advanced é a opção para a melhoria de osteoartrite que funciona através de dois modos de ação complementares que demostraram eficácia clínica em cães com patologias articulares.

 

 


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


 

 

Quatro razões para dar uma alimentação mista ao seu cão

©2013 copyright Medjournal - Editora de Publicações Médicas Periódicas
Lusodados - Criação de websites