Medjournal - Editora de Publicações Médicas Periódicas

 

Atletas com Diabetes rumam a Kiev para representar Portugal em Campeonato Europeu de Futsal


A equipa DiabPT United, constituída por membros do Núcleo Jovem da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (NJA) e da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP), vai representar Portugal no Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes – DiaEuro, que decorre entre os dias 21 e 26 de julho em Kiev, na Ucrânia.

Este ano a equipa é constituída pelos atletas Bernardo Rodrigues, Bruno David, Celso Freitas, Francisco Patatas, João Carrasco, João Nabais, Leandro Andrade, Luis Metrogos, Pedro Magalhães, Rafael Carias e Sandro Almeida. Juntos estes atletas têm 150 anos de vivência com a diabetes e querem mostrar que a diabetes, quando bem tratada, não é uma barreira para atingir os sonhos de cada um.

Todos os participantes deste campeonato vivem diariamente com diabetes e têm como principal objetivo desmistificar a ideia de que a diabetes é limitadora dos estilos de vida. A equipa portuguesa é uma das onze equipas participantes, que somam mais de 200 jogadores, mostrando que a diabetes não os impede de representar o seu país num campeonato internacional.

Bruno Fuzeiro, treinador da equipa, explica que: “com uma gestão correta da doença estes jovens podem ser atletas, viajar e competir a nível internacional. Ao contrário do que se pensa, o desporto ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e é por isso uma mais valia para todas as pessoas que vivem com diabetes”. Para além do treinador, a equipa será ainda acompanhada pelo enfermeiro Manuel Esteves Cardoso, que dará apoio em qualquer necessidade que possa surgir.

“A participação da DiabPT United neste campeonato é uma excelente forma de promover o desporto e de mostrar que a diabetes não impede a adoção de um estilo de vida saudável. Para além disso, esta é uma forma de promover a troca de experiências entre atletas nacionais e internacionais. Esperamos que Portugal possa chegar o mais longe possível neste campeonato!”, afirma Paula Klose, presidente da AJDP.

Alexandra Costa, coordenadora do NJA, acrescenta que: “a realização deste campeonato é muito importante, pois permite que os jovens e adultos que vivem com diabetes tenham oportunidade de partilhar experiências com pessoas de outros países que têm a mesma doença e, independentemente do resultado, poder participar num evento desta dimensão, é por si só uma vitória.  Esta é ainda uma forma de fomentarem valores de inclusão, força de vontade e trabalho em equipa”.

Para mais informações consulte a página de Facebook da equipa.

A diabetes 

A diabetes tipo 1 é uma doença crónica, que se desenvolve quando o pâncreas para de produzir a insulina de que o corpo necessita e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue sobem. A diabetes tipo 2, mais predominante, é caracterizada pela resistência à insulina e é provocada essencialmente por hábitos alimentares pouco saudáveis, sedentarismo e hereditariedade, entre outros fatores. Estima-se que em Portugal 13,3% dos indivíduos têm diabetes, embora quase metade dos casos não estejam diagnosticados (5,7%). A Diabetes tipo 1 afetava, em 2015, 3.327 indivíduos até os 19 anos (0,16% da população no escalão etário), manifestando uma ligeira tendência de crescimento desde 2008 [1]. Em 2015 foram detetados cerca de 13,3 novos casos por cada 100.000 jovens com idades entre 0-14 anos. 

 

[1] – Dados do Relatório “Diabetes: Factos e Números” de 2015 do Observatório Nacional da Diabetes  

 

Sobre a APDP  

Fundada em 1926, a APDP é a associação de pessoas com diabetes mais antiga do mundo. Com cerca de 50 mil pessoas com diabetes inscritas, desenvolve a sua atividade na luta contra a diabetes e no apoio à pessoa com esta doença, tendo sempre como meta a integração das pessoas com diabetes enquanto elementos ativos na sociedade. A APDP tem sido pioneira na prevenção e educação das pessoas com diabetes. Conhecer melhor a doença e explorar novas formas de tratamento são os principais objetivos, a par da criação de estruturas capazes de dar resposta aos diversos problemas que envolvem a diabetes. O Núcleo Jovem da APDP (NJA) foi criado em 2012 e visa fomentar o espírito de entreajuda e promover a intervenção dos jovens na sua qualidade de vida. Para mais informações sobre a APDP, consultar: www.apdp.pt ou https://www.facebook.com/NucleoJovemApdp 

 

 

Sobre a AJDP 

A AJDP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, realiza e implementa, há mais de 20 anos, iniciativas educativas, de desporto e de sensibilização para a Diabetes que, pelo seu carácter inédito e arrojado, ajudam os jovens com diabetes a enfrentar os estigmas que a sociedade ainda lhes apresenta. Exemplos dessas iniciativas são a ascensão ao Pico, em 2011, as caminhadas regulares, a colónia de férias anual, a ascensão ao Aconcágua, em 2009, na qual os jovens portugueses foram os primeiros diabéticos insulinodependentes do mundo a subir com sucesso a Via Transversa dos Polacos, e a ascensão do Kilimanjaro, em 2005. Para mais informações sobre a AJDP, consultar: http://www.ajdp.org ou http://www.facebook.com/JovensDiabeticos. 

©2013 copyright Medjournal - Editora de Publicações Médicas Periódicas
Lusodados - Criação de websites