Medjournal - Editora de Publicações Médicas Periódicas

Bolsa de 10 mil euros atribuída a projeto de promoção da literacia em saúde dos doentes hemato-oncológicos

 

O projeto “Perto de si, pela Sua Saúde!” desenvolvido pela Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL) acaba de receber uma bolsa no valor de 10 mil euros , atribuída pela biofarmacêutica Celgene.

O valor da bolsa permitirá que a APLL chegue, através de  palestras, workshops, materiais informativos e atividades, aos doentes hemato-oncológicos durante o próximo ano, em especial à população mais idosa e com menos acesso à informação. A Bolsa Celgene 2019 está integrada no projeto “Prémios Celgene de Incentivo às Iniciativas Centradas na Pessoa Doente”, criado em 2017, parte do Change Makers&Patient Partners, o programa internacional de responsabilidade social da companhia.

“Perto de si, pela Sua Saúde!” é um projeto que visa o bem-estar físico e psicológico dos doentes hemato-oncológicos através de ações de promoção de literacia em saúde junto da população. A APLL quer aproximar-se da população através da presença em 15 feiras de saúde organizadas por vários municípios em todo o país no decorrer de 2020. “O objetivo é informar a população sobre as doenças hemato-oncológicas, porque informar significa capacitar estas pessoas para uma melhor gestão da sua doença. Além das necessidades clínicas, existem outras questões que, quando devidamente abordadas, contribuem para um tratamento integrado e uma reabilitação mais eficaz destes doentes”, afirma Isabel Barbosa, presidente da APLL.

É através de palestras, workshops e atividades que o projeto pretende manter os doentes oncológicos, em especial os hemato-oncológicos, informados acerca dos seus direitos, deveres e novos tratamentos, bem como sobre formas de lidar com a doença através da partilha dos testemunhos de outros doentes. A juntar à componente informativa e formativa, serão dinamizadas atividades ao ar livre para alertar os doentes e os seus familiares sobre a importância da prática de exercício na melhoria da qualidade de vida.

“Este projeto surgiu quando a APLL percebeu como a sua presença em feiras de saúde era importante para as comunidades locais, algumas distantes dos centros urbanos, que muitas vezes não tinham um acesso facilitado à informação ou não se sentiam à vontade para esclarecer as suas dúvidas junto dos médicos” explica a presidente da associação. “Perto de si, pela Sua Saúde!” vem reforçar a concretização dos objetivos da APLL, uma vez que permite apoiar e esclarecer as pessoas que têm uma doença oncológica do sangue, de uma forma mais próxima e, por isso, mais eficaz”, acrescenta.

Katherine Stultz, VP Country Manager em Espanha e Portugal, relembra que “felizmente, os avanços e a pesquisa científica permitem melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos doentes e aumentar a sua esperança de vida. Mas quando procuramos por esses benefícios para os doentes, não pensamos apenas nos avanços clínicos: existem outros aspetos importantes que precisam de ser abordados para que se alcance uma melhoria mais profunda na qualidade de vida dos doentes. Neste sentido, o projeto vencedor destacou-se pela sua abordagem integrada e próxima, em resposta às necessidades não clínicas dos doentes. A APLL vai desenvolver atividades de apoio físico e psicológico e promover a troca de informação, em várias feiras de saúde organizadas em diferentes cidades, para melhorar a qualidade de vida dos doentes. Estas ações vão ajudar a esclarecer dúvidas e incentivar a participação social, reduzindo o isolamento dos doentes e das suas famílias.”

“A Celgene está empenhada em melhorar a vida das pessoas com doença e a atribuição da bolsa é uma das formas pelas quais a Celgene consegue incentivar a investigação e a implementação de iniciativas centradas no doente que visem a satisfação das suas necessidades não clinicas”, sublinha. Katherine Stultz agradece ainda “a participação dos candidatos dos 19 projetos submetidos, pelas suas excelentes iniciativas e pelo mérito e importância que os seus projetos têm para o bem-estar e qualidade de vida dos portugueses que vivem com doença”.

 

Sobre a Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL)                                            

A Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL) é uma Associação sem fins lucrativos, com estatuto de IPSS, fundada em abril de 2001 por doentes, familiares e profissionais de saúde. Graças à solidez de um projeto que se fortaleceu desde a sua fundação, ao dinamismo do grupo e à eficácia das ações desenvolvidas, a APLL tem dado um apoio incondicional aos doentes e familiares e escrito e reescrito a palavra esperança, enfrentando, muitas vezes, lutas desiguais, sem esmorecer.

Persistência e esperança são dois dos princípios que caraterizam uma ação multifacetada perseguindo os grandes objetivos: de apoiar doentes e familiares; de promover eventos (cumprindo o duplo objetivo de esclarecer e sensibilizar); de envolver instituições afins numa política de parcerias, criando um maior impacto na sociedade civil.

Ao longo destes anos, as várias campanhas para a sociedade civil têm unido a sociedade aos doentes. Também a nível internacional, a APLL mantem a colaboração com as associações congéneres e divulga as campanhas desenvolvidas.       

Em suma, esperamos aumentar a informação dada aos nossos doentes e familiares através do nosso site, na página do Facebook e noutras atividades, dando-lhes novas esperanças e assim contribuir para uma melhoria da qualidade de vida.

Para mais informação www.apll.org

 

Sobre a Celgene

A Celgene Corporation, sediada em Summit, New Jersey, é uma empresa biofarmacêutica global e integrada envolvida principalmente na descoberta, desenvolvimento e comercialização de medicamentos inovadores para o tratamento do cancro e de doenças inflamatórias através de soluções de última geração em homeostase proteica, imuno-oncologia e epigenética, imunologia e neuro-inflamação. Para mais informações, visite www.celgene.com. Siga ainda a Celgene nas redes sociais: @Celgene, Pinterest, LinkedIn, Facebook e YouTube.

©2013 copyright Medjournal - Editora de Publicações Médicas Periódicas
Lusodados - Criação de websites