Medjournal - Editora de Publicações Médicas Periódicas

Centro de Recuperação de Menores em Assumar debate “Sexualidade na Pessoa com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual”

Iniciativa acontece no Salão Multiusos do Centro de Recuperação de Menores, Assumar – Portalegre, no dia 23 de julho de 2019 pelas 11h00


Debater e compreender as questões relacionadas com a sexualidade de pessoas com perturbação do desenvolvimento intelectual é o objetivo do FÓRUM: "Sexualidade na Pessoa com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual". Esta é uma iniciativa da Comissão de Ética do Centro de Recuperação de Menores, em Assumar, e que se realiza na próxima terça-feira, dia 23 de julho, pelas 11h00.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), “A sexualidade é "uma energia que nos motiva a procurar amor, contacto, ternura e intimidade, que se integra no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos tocados, é ser-se sensual e ao mesmo tempo sexual; ela influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e, por isso, influencia também a nossa saúde física e mental”.

A sociedade está cada vez mais interessada e preocupada com as questões relacionadas com a sexualidade de pessoas com perturbação do desenvolvimento intelectual (PDI). Contudo, persistem ainda ideias pré-concebidas e enraizadas sobre determinados grupos de pessoas que se encontram numa determinada condição física ou de consciência. Nesse sentido, é fundamental lançar o debate sobre este tema, desmistificando ideias e desconstruindo preconceitos.

A sexualidade é um dos aspetos essenciais para o equilíbrio psicossomático e o desenvolvimento integral do ser humano. No caso da sexualidade das pessoas com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual, o preconceito e a discriminação colaboram para uma perspetiva de que a pessoa não tem direito a exercer a sua sexualidade porque não é capaz.

É com base nestes pressupostos que o Centro de Recuperação de Menores lança este debate com a participação de Bruno Miguel Pereira Fortes, Enfermeiro, CRI Norte Alentejano - EPE Portalegre, Maria Manuela Cardoso, Presidente do Grupo de Autorrepresentação do Centro de Recuperação de Menores e Catarina Silva, Psicóloga, Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental – Portalegre. A moderação fica a cargo de Alexandra Miranda, Assistente Social, Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental de Portalegre.


©2013 copyright Medjournal - Editora de Publicações Médicas Periódicas
Lusodados - Criação de websites