Medjournal - Editora de Publicações Médicas Periódicas

 

 

 

 

   

Noticias nacionais e internacionais

 

O MAIOR ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE VETERINÁRIOS de portugalESTÁ DE REGRESSO

 Nos dias 6 e 7 de abril, o Centro de Congressos de Lisboa recebe a 9.ª edição do Encontro de Formação da Ordem dos Médicos Veterinários (EFOMV). A Ordem dos Médicos Veterinários começa já a revelar alguns dos temas que serão tratados neste que é o maior e mais importante evento de formação na medicina veterinária em Portugal, que pretende discutir as principais tendências e questões relevantes da profissão.  

“Animais de Companhia” vai contar com duas salas e dois dias de palestras inteiramente dedicados à temática. O diagnóstico e compreensão de diversas patologias, bem como a contraceção, anestesia, abordagem cirúrgica e reabilitação são alguns dos tópicos que serão abordados pelos oradores convidados, conhecidos e distinguidos pelo seu trabalho na área, nomeadamente: Antoine Bernardé, Emi Barker, Joris Robben, Laia Solano-Gallego Ludovica Dragone, Rui Pinelas, Sandra Goericke-Pesch e Seamus Hoey.  

A Gestão Veterinária será alvo de escrutínio pelo médico veterinário Andy Roark, distinguido, em três edições, como Palestrante do Ano pela Administração de Práticas de NAVC, que ira abordar assuntos como a gestão financeira de um centro de atendimento médico-veterinário (CAMV) ou a relação com os clientes.  

Também o tema “Novas Espécies de Companhia” não vai ficar de fora deste programa, com um dia de palestras inteiramente dedicado ao mesmo. Desde as aves aos répteis, passando ainda pelos coelhos e furões, os oradores Yvonne van Zeeland e Nico Shoemaker, reconhecidos pelo seu contributo na promoção da medicina de animais exóticos e de companhia, deixarão o seu testemunho e contributo neste encontro.  

A Ordem dos Médicos Veterinários continuará a desvendar o programa que espera, ao longo destes dois dias de evento, apresentar aos veterinários portugueses e estrangeiros um completo e prestigiado painel de oradores e temas que potenciem a prática da medicina veterinária em todo o mundo.  

  

Para inscrições, consulte: http://efomv.pt/

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ECUPHAR lança Carbodote 100mL

 

CARBODOTE é uma solução oral estável e homogénea de carvão vegetal ativado a 20%, obtido a partir de casca de coco, o que lhe confere um grande poder adsorvente.

CARBODOTE está indicado em casos de ingestão de substâncias indesejáveis, em casos de flatulência e desconforto intestinal e ainda diarreias infeciosas.

Sem sacarose, é 100% seguro em animais diabéticos.

Registado para utilização em cães, gatos e NACS (novos animais de companhia)

 

O produto em questão já se encontra disponível nos distribuidores.

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Vetoquinol anuncia lançamento

do novo Flexadin Advanced

 

Com data de 1 de Fevereiro de 2019 o laboratório farmacêutico Vetoquinol, exclusivamente dedicado ao mercado veterinário, anuncia o lançamento do novo Flexadin Advanced

Na Vetoquinol sabemos o impacto que a osteoartrose (OA) canina tem nos seus pacientes, nos seus donos e no dia-a-dia da clinica. E está cada vez mais claro que uma abordagem multimodal é o que nos permite obter melhores resultados com esta patologia que por agora não podemos curar.

Flexadin Advanced com UC-II, através do seu mecanismo de ação único - tolerância oral - está a ajudar muitos animais a melhorar a sua mobilidade.

Seguimos de novo nesta mesma direção inovadora e gostaríamos de lhe dar a conhecer o novo Flexadin Advanced com extratos de Boswellia Serrata.

Estudos recentes demostraram que os ácidos Boswélicos (ABw) têm influência na cascata inflamatória principalmente reduzindo os leucotrienos os quais estão relacionados com a dor e a inflamação.

Os estudos publicados com ABw em cães descrevem melhorias significativas em caso de claudicação e dor por OA após duas semanas de administração, o que de facto é realmente rápido.

Flexadin Advanced é a opção para a melhoria de osteoartrite que funciona através de dois modos de ação complementares que demostraram eficácia clínica em cães com patologias articulares.

 

 


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


A Vetoquinol anuncia nova incorporação

 

Com data de 4 de Fevereiro de 2019 o laboratório farmacêutico Vetoquinol, exclusivamente dedicado ao mercado veterinário, nomeou Diogo Geada como Delegado Informação Médico-Veterinária.

Diogo Geada tem uma Licenciatura em Engenharia de Produção Animal e conta já com 17 anos de experiência do mercado veterinário, onde trabalhou como Gestor de Vendas num Distribuidor – Sanifauna, Lda – como responsável pela carteira de clientes de Lisboa e Algarve.

 

Incorpora-se agora na Vetoquinol como Delegado de Informação Médico-Veterinária na zona de Lisboa, Algarve e Madeira para a linha de animais de companhia.

  

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 Nutrição animal foi dos temas mais procurados

no Pet Festival. Investigação, ciência e qualidade

foram o foco

 

 8.ª edição do Pet Festival, decorreu de 1 a 3 de fevereiro de 2019, na Feira Internacional de Lisboa (FIL)

·         O Pet Festival, que decorreu este fim de semana, na FIL, recebeu mais de 35 mil visitantes, que se fizeram acompanhar por 4000 animais de estimação. Durante três dias, o maior evento português dedicado aos animais teve em exposição 3000 animais.

·         A nutrição animal, enquanto 1.º passo para a saúde, esteve em destaque no Pet Festival, no stand da Royal Canin, onde os tutores puderam testar os seus conhecimentos num jogo interativo e esclarecer dúvidas com especialistas.

 

Durante os três dias do Pet Festival, de 1 a 3 de fevereiro, foi grande a adesão ao espaço dedicado à nutrição animal e

muitos foram os tutores que procuraram aconselhamento junto de especialistas, de forma a fazer da alimentação o

primeiro passo para promover a saúde, o bem-estar e a felicidade dos seus cães e gatos.

 

No evento cujo tema foi “Não à solidão, tenha um animal de estimação”, os tutores que têm ou planeiam ter um melhor amigo de quatro patas para lhes fazer companhia e alegrar os dias, procuraram saber mais sobre como dar uma vida melhor e mais saudável aos seus animais.

Como é que sei qual o alimento que o meu animal deve comer? O que é que devo ter conta na hora de escolher o melhor produto? Foram algumas das perguntas mais frequentes.

Joana Pereira, médica veterinária do departamento de comunicação científica da Royal Canin, ajudou a esclarecer estas dúvidas : “Para escolher o alimento mais indicado para o nosso cão ou gato é necessário que sejam verificados os seguintes aspetos: se é seguro, nutritivo e o mais adequado às necessidades do animal de estimação.”

“Para garantir que o alimento é seguro, deve procurar marcas de confiança e que investem em investigação, ciência e na qualidade dos alimentos. Para saber se é nutritivo, deve certificar-se de que o alimento é completo e equilibrado, cumprindo os requisitos das autoridades competentes. Saber se o alimento é adequado às necessidades do animal, implica ter em conta as suas características - como a idade, o peso, a raça, o estilo de vida e as suas especificidades em termos de saúde. Partindo desta análise, que o médico veterinário pode ajudar a fazer, os tutores podem descansar sabendo que estão a dar a melhor alimentação aos seus animais de estimação”, conclui Joana Pereira.

“E especialmente durante a delicada fase de crescimento, em que a sensibilidade digestiva e a imaturidade do sistema imunitário são uma preocupação, dar ao cachorro ou gatinho um alimento que apoie estas duas vertentes, ao mesmo tempo que promove um correto desenvolvimento cognitivo, motor e articular, por exemplo, faz toda a diferença para que cresçam saudáveis e felizes e expressem o melhor possível todo o seu potencial genético e se tornem na melhor versão de si mesmos”, destaca ainda a médica veterinária.

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LETIPharma lança campanha de vacinação “Contagiá-los de Vida”, para prevenir a Leishmaniose nos cães 

LetiFend® é a primeira vacina recombinante desenvolvida na Europa para combater a Leishmaniose

 

"Contagiá-los de vida" foi o slogan adotado pela LETIPharma para a campanha de sensibilização para a vacinação de cães com LetiFend®, a primeira vacina recombinante desenvolvida na Europa contra a Leishmaniose. 
A campanha LETIPharma destina-se principalmente aos veterinários, profissionais especializados, que são, portanto, os mais adequados para aconselhar os donos de cães sobre as diferentes medidas de proteção para tentar evitar o contacto com o inseto (flebotomista) que transmite a Leishmaniose. O veterinário representa ainda uma figura-chave na prevenção do contágio desta doença para as pessoas (uma vez que a leishmaniose é uma zoonose), promovendo, assim, uma perspetiva “One Health” desta condição.
 
A Leishmaniose é uma doença causada pelo parasita Leishmania que é transmitido através da picada de um pequeno inseto e que pode afetar todo o tipo de raças, sem distinção de sexo ou idade, causando condições de pele e, em casos mais graves, doenças hepáticas e renais.
Com o lançamento desta campanha, a LETIPharma quer incentivar todos os veterinários a fazer parte do grupo de profissionais que já vacinam ativamente todos os cães suscetíveis de entrar em contato com o parasita, favorecendo assim a redução da prevalência da doença no nosso país.
As vacinas visam reduzir significativamente o risco de desenvolvimento da doença, fortalecendo as defesas do cão no caso de vir a ser infetado. Por isso, a LETIPharma recomenda a vacinação dos cães nos meses anteriores às estações mais quentes, durante as quais a possibilidade de infeção se intensifica. Nesse sentido, LetiFend® é uma ferramenta segura e eficaz para a imunização ativa de cães não infetados a partir dos seis meses, o que reduz o risco de desenvolver uma doença clínica após a exposição a Leishmania infantumSPC.

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Plurivet lança novo medicamento

 

A Plurivet lança 1 novo medicamento da Richter Pharma, alargando assim ainda mais o seu portfólio de anestesia e analgesia.

Diazedor®, contendo 5mg/ml de diazepam que está indicado no controlo da gestão de distúrbios convulsivos e espasmos esqueleto-musculares de origem central e periférica (ex.: ataques epiléticos) e como parte da pré-anestesia ou protocolo de sedação. O Diazedor é ideal para conjugar com cetamina (também disponível através da Richter Pharma, no produto Ketamidor®) e outros sedativos e substâncias anestésicas.

Com este novo produto, a Plurivet e a Richter Pharma, comprovam cada vez mais a sua competência na área do controlo da dor e anestesia, disponibilizando uma das linhas mais completas para a Medicina Veterinária. 

Distribuidor exclusivo em Portugal: Plurivet - Veterinária e Pecuária, Lda.

R. Prof. Manuel Bernardes das Neves nº 30 Loja, 2070-112 Cartaxo.

 

Telf. 243 750 230 | e-mail: geral@plurivet.pt | www.plurivet.pt

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A VETLIMA S.A., reconhecida como a maior empresa farmacêutica veterinária portuguesa e detentora de um portfolio alargado de nutracêuticos e farmacêuticos de prescrição médico-veterinária, anunciou hoje a contratação de Tiago Salvado como Diretor Comercial e Marketing para o mercado português, sendo a sua entrada na empresa efetiva a partir de 2 de janeiro de 2019.

Tiago Salvado, assume a responsabilidade pela gestão comercial e de marketing no território nacional, tanto na unidade de negócios de animais de companhia como de animais de produção, ficando sedeado nas instalações da Vetlima, na Azambuja. Anteriormente a esta posição, Tiago Salvado ocupou vários cargos ligados à área de vendas e de marketing durante cerca de 15 anos em empresas multinacionais nos setores da Indústria Farmacêutica Veterinária, Higiene Profissional e Consultoria em Segurança Alimentar.

Para além de formado em Medicina Veterinária pela FMV da Universidade de Lisboa, Tiago Salvado concluiu recentemente um Executive Master em Gestão Empresarial no INDEG-ISCTE do Instituto Universitário de Lisboa.

Esta contratação surge no seguimento da implementação de uma nova estratégia comercial para o mercado nacional, caracterizada pela aposta na produção própria e no reforço das suas parcerias estratégicas. Juntamente com uma nova imagem corporativa, a administração tem ainda como objetivo estratégico uma forte expansão da marca para mercados internacionais como a América Latina, África e Ásia.

 

Sobre a VETLIMA

A VETLIMA, Sociedade Distribuidora de Produto Agro-Pecuários, S.A. é a maior empresa portuguesa no setor da Indústria Farmacêutica Veterinária. Possui um portfolio alargado de produtos nutracêuticos e farmacêuticos de prescrição médico-veterinária composto por produtos de fabrico próprio e pela representação exclusiva de várias marcas multinacionais de renome.

A Empresa possui uma unidade de produção situada na Azambuja, sendo um reconhecido produtor de Pré-misturas Medicamentosas e de Leites de Substituição para animais de produção em Portugal.

 

A estratégia futura da Vetlima passa pela aposta na produção própria, reforço das parcerias estratégicas no mercado nacionais e pela internacionalização da Empresa e expansão da marca Vetlima para mercados como a América Latina, África e Ásia.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ecuphar lança ZIAPAM 5mg/ml

 

A Ecuphar continua a inovar e a disponibilizar aos veterinários medicamentos únicos e essenciais à prática clínica.

ZIAPAM 5mg/mL é um derivado da benzodiazepina com efeito ansiolítico, sedativo, relaxante músculo-esquelético e antiespasmódico.

ZIAPAM 5mg/mL é comercializado em caixas de 6 ampolas de 2mL.

Consulte o seu distribuidor para campanha de lançamento.

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Plurivet lança dois novos medicamentos

 

A Plurivet lança 2 novos medicamentos da Richter Pharma, laboratório austríaco especializado em gestão da dor e áreas relacionadas, alargando assim o seu portfólio de anestesia e analgesia. 

Insistor®, contendo 10mg/ml de metadona, vem complementar a gama de 360º de opioides, da qual já fazia parte o Butomidor® (Butorfanol 10 mg/ml) e o Bupaq® (Buprenorfina 0.3 mg/ml). Este medicamento é indicado para gatos e cães, como analgesia e premedicação para anestesia geral.

Lidor®, contém lidocaína (20mg/ml), substância para anestesia local, e está indicado para uso em cavalos, cães e gatos. A anestesia local é parte essencial do conceito multimodal de controlo da dor e permite um uso mais reduzido de anestesia geral e os efeitos adversos associados. Na saúde dental, permite uma recuperação mais rápida e suave.

 

 

Com estes novos produtos, a Plurivet e a Richter Pharma, uma vez mais comprovam a sua competência na área do controlo da dor e anestesia, oferecendo uma das linhas mais completas para a Medicina Veterinária.

 

Distribuidor exclusivo em Portugal: Plurivet - Veterinária e Pecuária, Lda.

R. Prof. Manuel Bernardes das Neves nº 30 Loja, 2070-112 Cartaxo.

Telf. 243 750 230 | e-mail: geral@plurivet.pt | www.plurivet.pt

 

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

XV Congresso Hospital Veterinário Montenegro revela segredos da dermatologia animal

 

 

Nos próximos dias 22, 23 e 24 de fevereiro realiza-se o XV CONGRESSO HOSPITAL VETERINÁRIO MONTENEGRO sob o tema “Dermatologia Sem Segredos”. O evento, que reúne profissionais e estudantes nacionais e internacionais, irá decorrer no Europarque, em Santa Maria da Feira, promete promover a ciência num formato mais lúdico, com magia, Stand up e coaching.

Segundo o diretor do Hospital Veterinário, Dr. Luís Montenegro: “este ano, o espaço traz muitas surpresas com o intuito de facilitar a aprendizagem. Para isso, juntará sessões de aprendizagem a exposições comerciais e momentos de lazer, com a participação do humorista Guilherme Duarte e a banda Duquesa entre muitos outros.”

O congresso conta também com outras novidades como a Caminhada com o cão, uma prova de 5km onde todos podem participar na companhia das famílias e dos seus animais. Do custo de inscrição das atividades, 1€ reverte para uma instituição de solidariedade animal. Haverá ainda e a uma prova de atletismo de 10km com prémios atrativos.

O Hospital Veterinário Montenegro empenha-se também na melhoria do socorro prestado aos animais e, por isso, será realizada a 2ª Edição da Sala de Primeiros Socorros. Esta iniciativa vai formar, gratuitamente, bombeiros sobre os cuidados a ter ao prestar socorro a um animal.

Na 15ª edição, o congresso volta a premiar os melhores trabalhos de investigação na área. Ao vencedor do Concurso Científico para melhor comunicação oral reportando um trabalho de investigação será atribuído um prémio monetário de 1000€. Adicionalmente, ao vencedor do Concurso Científico para melhor poster será atribuído um prémio monetário de 350€. O concurso serve de homenagem ao Professor Miguel Faria.

 

No ano passado, o evento reuniu 1300 médicos veterinários, 460 estudantes de medicina veterinária e 580 enfermeiros e estudantes de enfermagem veterinária. 

 

 

Quatro razões para dar uma alimentação mista ao seu cão

©2013 copyright Medjournal - Editora de Publicações Médicas Periódicas
Lusodados - Criação de websites