Medjournal - Editora de Publicações Médicas Periódicas

OncoKDM: uma plataforma online inteligente para análise e interpretação de dados genómicos para facilitar a tomada de decisões dos oncologistas

  • A OncoDNA, empresa especializada em oncologia de precisão, lançou uma versão mais avançada e intuitiva, útil para interpretar todas as informações genómicas do doente com cancro através de big data e encontrar a terapia ideal com base em diretrizes oficiais.
  • Graças a uma série de algoritmos e às informações incluídas nas suas bases de dados, o especialista pode analisar, interpretar e cruzar uma infinidade de dados recolhidos de diferentes tipos de análises em biópsias de tecidos, biópsias líquidas, etc.

A OncoDNA, companhia especializada em medicina de precisão para o tratamento e diagnóstico do cancro, acaba de lançar a nova versão da OncoKDM, a sua plataforma inteligente online de interpretação genómica. Esta é capaz de reunir todas as informações recolhidas sobre um doente (resultados de qualquer tecnologia genómica, dados de patologia molecular, informações clínicas etc.), analizando-as e interpretando-as de forma eficaz a nível clínico e biológico, facilitando as tomadas de decisões do oncologista ao escolher a terapia mais adequada.

Esta nova versão inclui alterações na administração de usuários internos, muito mais completa, ágil, com maior acesso aos vários espaços de trabalho habilitados sem comprometer a privacidade de dados e clientes. De fato, desenvolveu-se um escritório multifuncional para facilitar a navegação entre esses espaços ou janelas de trabalho, um cenário habitual com o qual o especialista lida no seu dia a dia.

Por outro lado, foram ativadas funções automáticas úteis para receber, classificar e exibir informações de amostras, além dos relatórios validados. Graças ao aprimoramento do interface desta solução SaaS, também foi alcançada uma visualização muito mais clara e racional das variantes e da lista de medicamentos.

 

Da teoria à prática

Graças a uma série de algoritmos e aos catálogos incluídos nas bases de dados da OncoKDM, é possível processar uma quantidade considerável de dados num tempo muito curto, mesmo em diferentes formatos (FASTQ, BAM, VCF ...), e oferecer resultados remotamente. Dessa forma, os tempos são acelerados e o doente recebe um diagnóstico rápido para possa iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Este serviço inovador vem validando o seu potencial há dois anos e transformando-se de acordo com as mudanças que marcam o progresso do projeto Moncodaneum, no qual participam laboratórios de referência de toda a Europa, como o Hospital Jessa, na Bélgica; CHU Estrasburgo em França; Hospital Universitário de Oslo na Noruega; a Escola de Medicina de Hannover na Alemanha; o Hospital Universitário de Colónia, na Alemanha; e o Centrum Onkologii Bydgoszcz - Hospital Memorial Prof. Lukaszczyk na Polónia

“Queremos lembrar que este programa ainda está aberto a novos colaboradores. Por outro lado, qualquer centro interessado pode experimentar a ferramenta gratuitamente, através do site www.oncokdm.com”, afirma Adriana Terrádez, diretora da OncoDNA para Espanha e Portugal.

A empresa também conseguiu comprovar o funcionamento adequado da OncoKDM como prestador de serviços do Grupo SOLTI, especializado no desenvolvimento de ensaios clínicos de excelência em cancro de mama e trabalhando principalmente em hospitais espanhóis.

Essa organização, que também participa no projeto Moncodaneum, usou a plataforma da OncoDNA em algumas das suas iniciativas, como o estudo ÁGATA, desenvolvido para implementar tratamentos personalizados em doentes com cancro da mama localmente avançado ou metastático. Nesse caso, foram realizadas análises moleculares das amostras recolhidas em cinco laboratórios diferentes e os dados obtidos foram interpretados em conjunto pela OncoKDM.

“Dia após dia, estamos a implementar melhorias na plataforma, a fim de facilitar ainda mais o trabalho dos nossos clientes e, consequentemente, melhorar as perspetivas e a qualidade de vida dos doentes com cancro. Eles devem sempre ser os principais beneficiários da revolução que se vem desenvolvendo no campo da medicina de precisão há anos ”, explica a diretora da OncoDNA para Espanha e Portugal.

 

Elanco vai tudo azul
Elanco Saúde Animal anunciou
que unificou suas unidades de negócios
sob uma única marca e usará o azul
Logotipo Elanco por sua animal de companhia como
bem como as suas divisões de alimentos de origem animal. até
agora, a divisão de animal de companhia
utilizado um logotipo vermelho. A empresa diz
que é destinada a ser reconhecida como um
única empresa global de saúde animal,
e que a unificação também fará
mais fácil para os profissionais veterinários para
reconhecer Elanco e facilitar o acesso
aos produtos, suporte técnico e
serviços.
©2013 copyright Medjournal - Editora de Publicações Médicas Periódicas
Lusodados - Criação de websites