Medjournal - Editora de Publicações Médicas Periódicas

Novas Recomendações europeias alertam para a
importância de reduzir os níveis de colesterol

55% dos portugueses entre os 18 e os 79 anos apresentam dois ou mais fatores de risco de doença cardiovascular*

 

As novas recomendações europeias publicadas em agosto deste ano alertam para a importância da redução dos níveis de colesterol de acordo com o risco cardiovascular global de cada pessoa e do valor absoluto dos níveis de colesterol no sangue. Este documento resume os conhecimentos mais recentes relacionados com o tratamento daquele que é um dos principais fatores de risco de doença cardiovascular – o colesterol elevado.

Este documento redigido pela Sociedade Europeia de Cardiologia (SEC) surge com o intuito de alertar a população para a importância de se alcançarem níveis de colesterol mais baixos do que previamente era recomendado, tendo como benefício a prevenção mais eficaz da doença cardiovascular, nomeadamente em indivíduos com doença cardiovascular já conhecida.

Em Portugal, 55% da população entre os 18 e os 79 anos apresenta dois ou mais fatores de risco de doença cardiovascular. Tendo em conta este cenário, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia endossa o documento do seu congénere europeu e reforça o alerta para o perigo dos comportamentos de risco e para a importância da prevenção destas doenças.

A Sociedade Europeia de Cardiologia alerta ainda para o facto de os níveis elevados de colesterol serem um fator de risco modificável e recomendam a adoção de um estilo de vida saudável e a utilização de novos medicamentos em associação às estatinas se o nível de colesterol ainda não estiver dentro dos valores pretendidos.

*Dados provenientes de um estudo do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge: https://www.sns.gov.pt/wp-content/uploads/2016/03/DoencasCardiovasculares.pdf  

 

 


©2013 copyright Medjournal - Editora de Publicações Médicas Periódicas
Lusodados - Criação de websites