Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Quarta, 29 de Julho de 2020

APMEVAC reforça a importância da DGAV na matéria de bem-estar de animais de companhia

A Associação Portuguesa de Médicos Veterinários Especialistas em Animais de Companhia (APMVEAC) manifesta a sua profunda preocupação pelas declarações proferidas contra a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e lamenta a demissão consequente do seu Diretor Geral.

De forma análoga ao que acontece nos outros países da UE, a DGAV deve continuar a ser a Autoridade Sanitária Veterinária Nacional, devendo ser mantida sob a sua alçada a Proteção e Bem-Estar dos animais de companhia. Apelamos ao reforço de recursos humanos e matérias para poder garantir estas funções e reverter o retrocesso causado por muitos anos de desinvestimento.

Os Médicos Veterinários de Animais de Companhia estão especialmente capacitados e vocacionados para identificar e lidar com situações de proteção e bem-estar animal. A APMVEAC inclui um Grupo de Trabalho especializado nesta área: O Grupo de Interesse Especial em Comportamento e Bem-Estar Animal (GIECBA).

Estamos disponíveis para, junto com a OMV, o SNMV e as outras associações da classe, dar apoio e aconselhamento técnico à tutela e ao poder político (Governo e AR) a fim de estabelecer um diagnóstico objectivo da situação a nível nacional e reencontrar o rumo necessário para lidar com esta crise com base na ciência e a racionalidade.