Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR

Terça, 09 de Junho de 2020

OncoDNA lança o CDS Challenge, um desafio de diagnóstico clínico oncológico com um objetivo solidário

  • Esta é uma competição mundial que visa arrecadar fundos para o DiCE (Digestive Cancers Europe) testando o conhecimento dos especialistas na interpretação de dados oncogenómicos.

  • Destina-se a todos os especialistas cujo trabalho diário inclui a utilização de dados oncogenómicos interpretativos para fornecer ao doente tratamentos personalizados.

  • Os especialistas interessados podem participar aqui: www.cds-challenge.com

A OncoDNA, companhia especializada em medicina de precisão para o tratamento e diagnóstico ao cancro, lançou a iniciativa CDS Challenge, um concurso mundial que tem como objetivo angariar fundos para a DiCE (Digestive Cancers Europe), pondo à prova os conhecimentos dos biólogos ligados à informação de apoio à tomada de decisões clínicas.

Com este desafio, a OncoDNA dará aos especialistas em interpretação de dados oncogenómicos a oportunidade de se estimularem, resolvendo três casos de doentes no menor tempo possível. Cada resposta incorreta penalizará o competidor. Portanto, aqueles que participam devem estar muito focados antes de dar uma resposta. Quem será o melhor especialista em oncogenómica no final do desafio?

Quem pode participar?

Este desafio é direcionado a todos os especialistas cujo trabalho diário inclui o uso de dados oncogenómicos interpretativos para fornecer tratamento personalizado aos doentes oncológicos.

Como se pode participar?

Para participar no CDS Challenge, basta aceder ao site www.cds-challenge.com, registar-se e iniciar o desafio. Para completá-lo, o participante especialista será solicitado a classificar as variantes de acordo com o seu impacto terapêutico e fornecer ao oncologista as opções de tratamento apropriadas. "Se for o melhor, levará apenas alguns minutos".

Qual é o prémio?

Por cada participação, a OncoDNA doará 100 euros à DiCE. Noutras palavras, o grande prémio partilhado por todos os participantes será a satisfação de saberem que os doentes com cancro foram ajudados. Essa é a verdadeira recompensa, ajudar os doentes.

“Agradecemos esta iniciativa da OncoDNA e esperamos contar com a participação de muitos cientistas. Ao remover os limites do conhecimento científico, a prática médica mudará e os doentes serão beneficiados. Como todos sabemos, os desafios para os doentes oncológicos são muito altos e nós, como organizações de doentes, tentamos ajudá-los o máximo possível”, afirma Stefan Gijssels, diretor executivo da Digestive Cancers Europe/EuropaColon.

Segundo Adriana Terrádez, diretora da OncoDNA para Espanha, Portugal e América Latina, “este desafio é uma iniciativa atrativa e participativa que nos permite, por um lado, ajudar os doentes que são o centro da nossa atividade e a nossa razão de ser e, por outro, aprimorar o magnífico trabalho da DiCE e abordar a comunidade de especialistas em oncologia".