Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Segunda, 20 de Dezembro de 2021

6 conselhos para desfrutar de um Natal seguro junto dos seus animais de companhia

Um dos momentos mais especiais do ano está a aproximar-se, é quando os entres queridos se reúnem em torno de uma mesa e ao lado de uma árvore de Natal brilhante e decorada, celebrando a época natalícia e o fim do ano.

Em Portugal, são cada vez mais as famílias que têm um cão ou gato em suas casas, por isso é necessário que todos tenham em conta orientações simples para desfrutar de datas tão importantes como o Natal sem surpresas.

Inês Barbosa, Médica Veterinária e Técnica de animais de companhia da MSD Animal Health Portugal, dá seis dicas para garantir a saúde e o bem-estar dos animais de companhia e das suas famílias:

  1. Um lugar tranquilo. Durante estes encontros, as casas estão geralmente cheias de família e amigos, o que pode provocar um grande alarido. O ideal é disponibilizar um lugar tranquilo para o seu animal de companhia, onde ele se possa refugiar se precisar de descansar da agitação natalícia.

  1. Cuidado com a comida. A mesa de Natal é uma verdadeira tentação para qualquer cão ou Devemo-nos lembrar que, geralmente, o cheiro dos deliciosos pratos que cozinhamos durante estes dias atrai-os muito. Portanto, o melhor é vigiar sempre os alimentos, porque correremos o risco de o nosso animal de companhia não resistir à tentação de experimentá-los.

  1. Atenção ao chocolate. O que nunca falta durante estas datas são doces, incluindo chocolate, com os quais por vezes decoramos a árvore de Tenha em mente que o chocolate é tóxico para os animais de companhia, por isso nunca devemos deixá-lo ao alcance de cães ou gatos.

  1. Cuidado com a decoração. As decorações especiais e de Natal que temos em nossa casa também podem ser perigosas para os É o caso de algumas plantas, como a azevinho e a estrela de Natal. É aconselhável mantê-las longe dos nossos animais de companhia.

  1. Cuidado com a árvore de Natal. Esta é uma grande atração. Luzes e decorações coloridas e brilhantes que encantam os animais. Lembre-se que estas decorações podem ser perigosas se ingeridas. Além disso, se caírem no chão e partirem, podem ferir o animal. A melhor opção é fixar a árvore firmemente ao chão para evitar que os ornamentos caiam. Também é aconselhável apagar as luzes da árvore quando os animais de companhia estão nas proximidades sem supervisão. Se forem tentados a morder o fio das luzes, corre-se o risco de receberem um choque elétrico.

  1. Trabalhe a fobia dos fogos de artifício. O medo de barulhos altos é uma fobia que alguns cães podem manifestar em datas como o Natal e o Ano Novo. Nestes casos, existem terapias cujo objetivo é modificar o comportamento do animal, visando acostumá-lo progressiva e positivamente aos estímulos que o Uma terapia que requer especialistas, já que às vezes pode ser um processo prolongado.

Para Inês Barbosa, "se seguirmos estas orientações, vamos garantir que podemos desfrutar de uma época festiva segura na companhia dos nossos queridos animais de companhia".