Artigo da Universidade Católica de Valência (Espanha) mostra a eficácia e segurança do colagénio tipo II não desnaturado e da Boswellia serrata no maneio multimodal da osteoartrite canina
A colaboração da Vetoquinol com a Unidade de Dor da Universidade Católica de Valência, surge com o objetivo de avaliar as evidências científicas disponíveis de como o colagénio tipo II não desnaturado e a Boswellia serrata ajudam a melhorar a saúde articular e a mobilidade em cães com osteoartrite.
O colagénio tipo II não desnaturado e a Boswellia serrata são utilizados no tratamento multimodal da osteoartrite com o objetivo de manter a função da cartilagem e ajudar a reduzir a inflamação.
Para a realização deste artigo, foi realizada uma revisão científica de 26 artigos publicados sobre a utilização de colagénio tipo II não desnaturado e Boswellia serrata, ambos componentes incluídos no alimento complementar Flexadin Advanced, em cães com sinais clínicos de OA, cães saudáveis após exercício intenso ou cães com doenças que predispõem o indivíduo à OA.
A revisão dos dados publicados, mostra que o uso de colagénio tipo II não desnaturado reduz os sinais clínicos associados à OA em cães. Isto resulta numa melhoria do estado clínico geral e num aumento da atividade física e da mobilidade, uma vez que reduz o grau de claudicação.
Relativamente à Boswellia serrata, conclui-se de acordo com artigos publicados que em combinação com outros suplementos alimentares alivia a dor e reduz os sinais clínicos de OA em cães.
O artigo está disponível em https://doi.org/10.3390/ani13050870
Toda a informação sobre os produtos da gama Flexadin está disponível em www.vetoquinol.pt