Cacais apela a um Natal mais consciente e responsável na hora de adotar um animal
O Centro de Proteção Animal de Cascais, que integra a Associação São Francisco de Assis – Cascais e o Centro de Recolha Oficial de Animais de Cascais, contou com alunos do Município de Cascais para consciencializar a população à não adoção por impulso.
Através de um vídeo nas Redes Sociais (Facebook e Instagram) e de imagens a serem divulgadas no decorrer do mês em que se celebra o Natal, a Associação pretende alertar para a adoção responsável e consciente evitando oferecer animais a pessoas que possam não estar devidamente sensibilizadas para o compromisso que é cuidar de um animal de companhia.
Esta campanha resulta de um culminar de ações de sensibilização junto das Escolas do Concelho de Cascais, através do Gabinete de Formação, Sensibilização e Educação para a Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal de Associação que contou, apenas no ano de 2022, com perto de 100 ações que impactaram mais de 3500 alunos.
“Em Cascais, olhamos para o bem-estar animal numa perspetiva 360°, em que não só zelamos pela saúde, proteção e bem-estar dos animais do Município, prestamos os devidos apoios às famílias com comprovada situação de carência sócio-económica, como atuamos diretamente na raíz, junto das escolas, para incutir novas mentalidades”, revela João Salgado, Vice-Presidente Executivo da Associação São Francisco de Assis – Cascais. “Sabemos que não há melhor forma de contribuirmos para um futuro melhor nesta matéria, do que estarmos próximos da comunidade escolar que forma os futuros adultos que irão constituir a sociedade de amanhã”, conclui o Vice-Presidente.
A campanha estará a decorrer nas Redes Sociais da Associação até ao final do mês de dezembro.
Download Vídeo: https://we.tl/t-LhyhsXmZQy
Sobre a SFA Cascais
A Associação São Francisco de Assis - Cascais, que em conjunto com o Centro de Recolha Oficial de Animais, integra o Centro de Proteção Animal de Cascais, nasce da transformação da Fundação São Francisco de Assis, constituída em Agosto de 1997, numa associação sem fins lucrativos a 04 de Fevereiro de 2015. Atua na proteção dos animais de companhia, abandonados ou perdidos, do Concelho de Cascais. Atualmente, a Associação conta já com mais de 9.600 animais resgatados, mais de 6.600 esterilizações efetuadas e mais de 7.500 adoções realizadas, com uma taxa de sucesso superior a 92%, forte indicador de sucesso da adoção responsável.
Todos os animais são observados pelo Corpo Clínico, sujeitos a um período de quarentena, tratados e depois de estarem fisicamente aptos, esterilizados, vacinados, “chipados”, são colocados no sistema de adoção, através de uma ampla divulgação.
Com o objetivo de apoiar a atividade da instituição, foi criado um Centro Médico-Veterinário, destinado exclusivamente aos animais residentes e a todos os que são adotados na SFA Cascais, bem como um Pet Crematorium (um equipamento que permite garantir a máxima dignidade aos animais até ao último momento) e de um ponto de comercialização de rações animais, onde é possível adquirir produtos de qualidade a preços altamente competitivos.