Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Quinta, 04 de Fevereiro de 2021

Cascais lança campanha digital: “Esterilizar também é cuidar!”

O Centro de Proteção Animal de Cascais, que integra a Associação São Francisco de Assis – Cascais e o Centro de Recolha Oficial de Animais de Cascais, lança campanha nas redes sociais de forma a sensibilizar a população para os benefícios e as principais vantagens da esterilização em animais de companhia.

A esterilização em animais de estimação é um procedimento essencial que, para além da ação contracetiva e da eliminação permanente do comportamento de cio, exerce grande influência na prevenção de alguns problemas de saúde relacionados com o aparelho reprodutor.

“A esterilização constitui uma das principais estratégias no caso de abandono de animais de estimação, já que o facto de se controlar a natalidade ajuda a reduzir o número de grandes ninhadas e, por conseguinte, o número de animais abandonados. Trata-se de um procedimento cirúrgico que diminui vários riscos ligados à saúde, proteção e bem-estar dos animais”, indica João Salgado, Vice-Presidente Executivo da Associação São Francisco de Assis – Cascais.

“Os animais que se encontram para a adoção responsável no Centro de Proteção Animal de Cascais, além de vacinados, desparasitados e com microchip colocado, estão já esterilizados, o que acreditamos ser igualmente uma das medidas que resulta numa taxa de sucesso superior a 90% no que toca à adoção de animais de companhia”, completa o Vice-Presidente da Associação.

“No Município de Cascais estamos cientes da importância da esterilização em animais de estimação. Só no ano de 2020 foram efetuadas mais de 900 esterilizações e nos últimos 6 anos foram mais de 6.000 os animais submetidos a este procedimento. Valorizamos esta medida e continuamos a apostar na sensibilização dos nossos munícipes para esta realidade”, conclui Nuno Piteira Lopes, Vereador na Câmara Municipal de Cascais.

Sobre a SFA Cascais

A Associação São Francisco de Assis - Cascais, que em conjunto com o Centro de Recolha Oficial de Animais, integra o Centro de Proteção Animal de Cascais, nasce da transformação da Fundação São Francisco de Assis, constituída em Agosto de 1997, numa associação sem fins lucrativos a 04 de Fevereiro de 2015. Atua na proteção dos animais de companhia, abandonados ou perdidos, do Concelho de Cascais. Atualmente, a Associação conta já com 8.500 animais resgatados, cerca 6.000 esterilizações efetuadas e 6.900 adoções realizadas, com uma taxa de sucesso superior a 90%, forte indicador de sucesso da adoção responsável.

Todos os animais são observados pelo Corpo Clínico, sujeitos a um período de quarentena, tratados e depois de estarem fisicamente aptos, esterilizados, vacinados, “chipados”, são colocados no sistema de adoção, através de uma ampla divulgação.

Com o objetivo de apoiar a atividade da instituição, foi criado um Centro Médico-Veterinário, destinado exclusivamente aos animais residentes e a todos os que são adotados na SFA Cascais, bem como um Pet Crematorium (um equipamento que permite garantir a máxima dignidade aos animais até ao último momento) e de um ponto de comercialização de rações animais, onde é possível adquirir produtos de qualidade a preços altamente competitivos.

www.sfacascais.pt