Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Segunda, 03 de Agosto de 2020

Cascais: Programa de Proteção Animal chegou a 1.500 alunos da grande Lisboa

Programa da Associação São Francisco de Assis – Cascais atingiu 15 escolas e associações no ano letivo de 2019/2020

O Programa de Formação e Sensibilização em Proteção, Saúde e Bem-estar Animal da Associação São Francisco de Assis – Cascais (SFA Cascais), entidade participada pelo município e que tem como objetivo proteger os animais de companhia, abandonados ou perdidos, conseguiu abranger cerca de 1.500 alunos de 15 escolas públicas e privadas de Cascais, Oeiras, Lisboa, Sintra e Setúbal, só no ano letivo de 2019/2020.

Desde 2016 que estas ações têm vindo a ser incluídas no Programa de Educação e Sensibilização Ambiental (PESA), da Empresa Municipal Cascais Ambiente, reforçando assim o trabalho direto nas escolas, realizado pelo Gabinete de Formação, Sensibilização e Educação em Saúde, Proteção e Bem-estar Animal da SFA Cascais Cascais, que nos ultimos três anos conseguiu chegar a cerca de 4.000 crianças e jovens do concelho de Cascais.

Este programa tem contado com o trabalho dos professores e das escolas, através das disciplinas de Área de Projeto e de Cidadania, entre outras, para envolver os alunos e incluir o tema da Proteção e Bem-estar Animal nos seus Projetos Educativos. Através de jogos, trabalhos de grupo e dinâmicas próprias, a SFA Cascais procura sensibilizar a camada mais jovem da população, intervindo diretamente na comunidade escolar.

“Estamos conscientes que a educação não se faz apenas por decreto-lei, mas sim junto das escolas. É importante sensibilizar as crianças e os jovens de hoje, os homens e mulheres de amanhã, desde cedo para a proteção e o bem-estar animal. Só assim conseguiremos contribuir para uma sociedade mais consciente e mais responsável também nestas matérias.”, afirma João Salgado, Vice-Presidente Executivo da Associação.

Sobre a SFA Cascais

A Associação São Francisco de Assis - Cascais, nasce da transformação da Fundação São Francisco de Assis, constituída em Agosto de 1997, numa associação sem fins lucrativos a 04 de Fevereiro de 2015. Atua na proteção dos animais de companhia, abandonados ou perdidos, do Concelho de Cascais. Atualmente, a Associação conta já com 8.100 animais resgatados, cerca 6.000 esterilizações efetuadas e 6.900 adoções realizadas, com uma taxa de sucesso superior a 90%, forte indicador de sucesso da adoção responsável.

Todos os animais são observados pelo Corpo Clínico, sujeitos a um período de quarentena, tratados e depois de estarem fisicamente aptos, esterilizados, vacinados, “chipados”, são colocados no sistema de adoção, através de uma ampla divulgação.

Com o objetivo de apoiar a atividade da instituição, foi criado um Centro Médico-Veterinário, destinado exclusivamente aos animais residentes e a todos os que são adotados na SFA Cascais, bem como um Pet Crematorium (um equipamento que permite garantir a máxima dignidade aos animais até ao último momento) e de um ponto de comercialização de rações animais, onde é possível adquirir produtos de qualidade a preços altamente competitivos.

www.sfacascais.pt