Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Segunda, 03 de Agosto de 2020

Elanco conclui a aquisição da Bayer Animal Health

  • A grandeza e as capacidades da empresa após a aquisição, posicionam a Elanco como líder, a longo prazo, na atrativa e duradoura indústria da saúde animal.
  • Combina o enfoque histórico da Elanco nos médicos veterinários, com a experiência direta com o consumidor da Bayer Animal Health, para abrir novas oportunidades de crescimento sustentável. Permite à Elanco capitalizar as tendências emergentes que estão a ser aceleradas pela pandemia da COVID-19, com o desejo crescente dos proprietários de animais de companhia em aceder online aos cuidados e aos produtos, bem como à venda retalhista e à distribuição direta a casa.
  • A transação fortalece a estratégia de Inovação, Portefólio e Produtividade (IPP) da Elanco, impulsionando a transformação da carteira para equilibrar a oferta de produtos para a saúde dos animais de companhia e dos animais de produção.
  • A transação foi avaliada no fecho em 6.890 milhões de dólares, financiada através de 5.170 milhões em efetivo e 72,9 milhões em ações da Bayer.

A Elanco Animal Health Incorporated (NYSE: ELAN) anunciou hoje que finalizou o processo de aquisição da Bayer Animal Health. A transação, avaliada em USD 6,89 mil milhões, amplia o tamanho e as capacidades da Elanco, posicionando a companhia como líder, a longo prazo, na atrativa e duradoura indústria da saúde animal.
“Quase dois anos depois de se ter iniciado a nossa viagem como companhia independente, conseguimos uma evolução significativa na criação de uma companhia mundial, guiada por um propósito específico, dedicada à saúde animal, tudo isto enquanto resistimos às pandemias em termos de saúde animal e humana mais significativas do século: a Peste Suína Africana e a COVID-19”, comentou Jeff Simmons, presidente e CEO da Elanco. “Cumprir com a conclusão do processo de aquisição no momento oportuno e chegar ao Dia 1 neste contexto tão desafiante, enfatiza a profunda capacidade e a disciplina na execução de ambas as empresas”.
“Este marco é outro passo chave na história da Elanco. Mas, em última instância, hoje trata-se de melhorar a vida dos animais, das pessoas e melhorar a saúde do planeta. Os animais de companhia e a proteína de origem animal são mais importantes do que nunca”, disse Simmons. “A interrupção no fornecimento de alimentos e o aumento nas taxas de desemprego estão a aumentar os desafios para a segurança alimentar em todo o mundo. Ao mesmo tempo, diversos estudos demonstram que o aumento no tempo que as pessoas passam em casa alterou a relação a longo prazo entre os animais de companhia e os seus tutores, já que os animais proporcionam – cada vez mais - um precioso apoio emocional. Sabemos que melhorar a vida dos animais, simplesmente melhora a vida”.
Assim, a pandemia acelerou tendências que estão a transformar a indústria, em particular o desejo e a necessidade dos proprietários de animais de companhia em aceder aos cuidados veterinários e a produtos de saúde animal numa diversidade de formas, incluindo compras online e a sua entrega em casa. Ao combinar a Elanco e a Bayer Animal Health, une-se a forte relação que existe entre a Elanco e os médicos veterinários, e a experiência da Bayer Animal
Health, no comércio retalhista e online, criando assim um líder multicanal melhor posicionado para servir os médicos veterinários e os tutores dos animais de companhia nos canais de compra da sua preferência.
Esta aquisição fortalece a estratégia de Inovação, Portefólio e Produtividade (IPP) da Elanco, algo que a empresa já vem realizando desde que é cotada em bolsa, desde 2018. Ambas as empresas chegam à conclusão desta transação com um enfoque disciplinado na estratégia e uma execução diligente para manter o impulso que a integração de ambas as companhias proporciona:

  • Inovação: a sólida carteira de Investigação e Desenvolvimento (I+D) da Elanco é agora reforçada com a expectativa de cinco lançamentos previstos da Bayer, o que eleva a 25 o total previsto da Elanco para 2024, sendo cinco dos quais esperados para finais de 2021. A transação também agrega novas capacidades de I+D, incluídas nas plataformas inovadoras de dosagem e plataformas tecnológicas. Também a Elanco contempla o acesso a certos direitos da carteira de I+D da divisão de Crop Science da Bayer e a certos ativos farmacêuticos clínicos.
  • Portefólio: a integração amplia a carteira de produtos da Elanco para proporcionar aos produtores, aos tutores de animais de companhia e aos médicos veterinários soluções mais completas para a saúde animal. Ao combinar o enfoque histórico da Elanco com o médico veterinário e a experiência de venda direta ao consumidor da Bayer, a transação abre novas oportunidades de crescimento e expande a presença multicanal da Elanco, o que permite à empresa estar no lugar e com a forma sob a qual os clientes querem comprar. Saúde para Animais de Companhia (Pet Health): a combinação de ambos os portefólios aumenta o negócio de produtos dirigidos para os animais de companhia da Elanco em aproximadamente 50 por cento de volume de faturação, e quase triplica o negócio internacional da empresa nesta área. Este portefólio ampliado proporciona uma atenção aos animais de todas as idades e etapas, desde a prevenção de doenças e o bem-estar dos cachorros, até ajudar os animais a continuarem a ser uma parte ativa e central da família nos seus últimos anos de vida. A transação também amplia a carteira da Elanco de parasiticidas para animais de companhia com tratamentos tópicos e coleiras, o que converte a coleira Seresto no produto mais importante da Elanco a nível mundial.
    Animais de Produção (Farm Animals): a combinação de ambas as empresas complementa os portefólios também aos animais de produção, o que posiciona a Elanco para servir um setor ainda mais amplo da indústria e a aproveitar melhor a informação e os serviços para os clientes. A transação soma uma série de marcas chave para a pecuária, melhora a carteira global de bioproteção e expande a empresa para a presença na aquacultura para peixes de águas quentes.
  • Produtividade: a Elanco planeia aproveitar a sua ampla experiência em processos de integração para unir de modo eficiente e rápido o novo negócio. Espera-se que a companhia consiga gerar um fluxo significativo de caixa operativo como resultado da indústria duradoura e da resiliência dos portefólios. Embora o prazo para cumprir os objetivos do acordo tenha sido afetado pela pandemia da COVID-19, a empresa ainda espera entregar entre USD 275 e USD 300 milhões em sinergias para 2025.

“O mais importante é que hoje trata-se fundamentalmente dos produtores, dos médicos veterinários e dos donos de animais de companhia a quem servimos. Se a COVID-19 deixou algo claro, é que o mundo precisa mais do que nunca dos animais e do trabalho que os produtores e veterinários desenvolvem”, acrescentou Simmons. “Juntos, estamos melhor posicionados para apoiar e defender os nossos clientes e proporcionar-lhes soluções para as suas necessidades mais importantes, para que possam continuar a produzir e a
proporcionar alimentos saudáveis e produzidos de modo sustentável para as nossas mesas, como a carne, leite, peixe e ovos. Também para ajudar a que os animais de companhia tenham vidas saudáveis, ativas e se mantenham no centro das nossas famílias.
Juntos, temos o potencial de melhorar a saúde animal e a vida de milhões de pessoas”.

Termos de financiamento
Aquando da conclusão deste processo, a Bayer recebeu 5.170 milhões de dólares em efetivo, composto por entradas decorrentes das emissões de capital da companhia e da
unidade de capital tangível no primeiro trimestre de 2020, e o financiamento da dívida do Empréstimo a prazo B, com valor no primeiro trimestre de 2020, que concluiu com o fecho da transação. Também foram emitidas aproximadamente 72,9 milhões de ações da Elanco Animal Health para a Bayer AG. Estas ações estarão sujeitas a certos termos, sendo que a Bayer não pode vender nenhuma ação durante os primeiros 90 dias. Nos 90 dias seguintes, 50% das ações são elegíveis para a venda e as restantes podem ser vendidas após 180 dias. Também a Elanco completou os desinvestimentos anti-monopólio necessários, que se anunciaram previamente. Os produtos desinvestidos tiveram lucros em 2019 entre 120 e 140 milhões de dólares.

Assessores
A Goldman Sachs assumiu a assessoria financeira da Elanco e Paul, Rifkink, Wharton & Garrison LLP e Hengeler Mueller, Slaughter, e May, assumiram a assessoria legal da Elanco.
SOBRE A ELANCO Elanco Animal Health (NYSE:ELAN) é um líder mundial em saúde animal, dedicado a inovar e a oferecer produtos e serviços para prevenir e tratar doenças em animais de produção e animais de companhia, criando valor para produtores, proprietários de animais de companhia, médicos veterinários e a sociedade no seu conjunto. Com quase 70 anos de história em saúde animal, estamos comprometidos a ajudar os nossos clientes a melhorar a saúde dos animais sob o seu cuidado, ao mesmo tempo que temos um impacto significativo nas nossas comunidades a nível local e mundial. Na Elanco, trabalhamos com a nossa visão de “Alimentos e Companheirismo que Enriquecem a Vida” e a Elanco Healthy PurposeTM, bem como o nosso marco de Responsabilidade Social Corporativa tudo para promover a saúde dos animais, das pessoas e do planeta. Para mais informações, visite www.elanco.com.

Declarações prospetivas
Este comunicado de imprensa contém declarações prospetivas (com esse termo define-se a Lei de Reforma de Litígios sobre Títulos Privados de 1995) sobre as nossas expectativas
relativamente à combinação da Elanco e da Bayer Animal Health, incluída a capacidade de gerar um fluxo de caixa operativo significativo, e reflete os objetivos atuais da Elanco. As
declarações prospetivas baseiam-se nas nossas expectativas atuais e pressupostos sobre o nosso negócio e outras condições futuras. Dado que as declarações prospetivas se relacionam com o futuro, pela sua natureza, estão sujeitas a incertezas inerentes, riscos e alterações de circunstâncias que são difíceis de predizer. Como tal, os nossos resultados reais podem diferir materialmente dos contemplados pelas declarações prospetivas. Para maior discussão sobre estes e outros riscos e incertezas, consulte as apresentações mais recentes da Elanco perante a Comissão da Bolsa de Valores dos Estados Unidos. Salvo o que se exige por lei, a Elanco não se compromete a atualizar as declarações prospetivas para refletir eventos posteriores à data deste comunicado.