Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Sexta, 17 de Junho de 2022

Grupo DÔMES PHARMA anuncia uma parceria exclusiva com a EquiCord para comercializar o que se espera ser o 1º medicamento com células estaminais para o tratamento da osteoartrite canina na Europa

O Grupo Dômes anuncia a assinatura de uma parceria exclusiva com a empresa de biotecnologia EquiCord para distribuir o que se espera ser o primeiro medicamento com células estaminais para o tratamento da osteoartrite canina. Esta grande inovação terapêutica será acessível a todos os médicos veterinários graças ao DogStem, uma solução injetável cuja autorização de introdução no mercado (AIM) se encontra atualmente na fase final de registo na Europa e no Reino Unido. Esta é a primeira colaboração que deverá conduzir a outros mercados e outros produtos nos próximos anos, uma vez que os dois parceiros não escondem as suas ambições para a América do Norte.

Após a procura por um distribuidor, o Grupo Dômes Pharma foi escolhido pela EquiCord para comercializar a primeira fórmula mundial de células estaminais injetáveis para o tratamento da osteoartrite canina. A C.E.O. do Grupo Dômes Pharma, Anne Moulin, está encantada com esta parceria: "Estamos extremamente orgulhosos por termos sido escolhidos pela EquiCord para trazer esta inovação terapêutica para o mercado europeu. É uma grande alegria e uma honra sermos os primeiros a oferecer aos médicos veterinários uma solução terapêutica inovadora que anteriormente era utilizada de forma limitada devido à complexidade e ao custo do processo. É um verdadeiro reconhecimento da perícia do Grupo na comercialização de produtos de especialidade, altamente técnicos, que requerem um apoio personalizado tanto para os profissionais, como para os tutores de animais de companhia".

Uma colaboração baseada em competências complementares e valores partilhados

A colaboração entre a EquiCord, uma jovem empresa espanhola, com o seu segundo produto baseado em células estaminais em vias de ser comercializado, e a Dômes Pharma, um grupo familiar francês que é especialista em mercados especializados há 75 anos, fez imediatamente sentido. Anne Moulin explica como através da abordagem colaborativa e da forma como o Grupo opera: "Connosco, as jovens empresas inovadoras encontrarão um verdadeiro parceiro que as ajudará a desenvolverem-se sem impormos a nossa metodologia. Sabemos como deixar espaço para os nossos parceiros e trazendo-lhes a nossa experiência na comercialização de produtos especializados. A nossa empresa de matriz realmente familiar dá-nos a flexibilidade e a rapidez que esperam".

De facto, as duas empresas têm muito mais em comum do que aparentam à primeira vista. Acima de tudo, partilham valores como: o seu empenho em fornecer soluções inovadoras e originais, o seu elevado nível de exigência de produtos e conhecimentos técnicos, e o desejo de trabalharem em conjunto a longo prazo.

Para Almudena Pradera, Chefe de Desenvolvimento Científico e Comercial e co-fundadora da EquiCord, encontra na Dômes Pharma um parceiro à altura do desafio: "Para a EquiCord, o sonho tem sido o motor para superar todas as dificuldades que um produto tão inovador tem trazido. Esse mesmo sonho foi partilhado pela Dômes Pharma Group desde o primeiro momento em que nos encontrámos, e foi este sonho que definitivamente os levou a ser escolhidos como nosso parceiro para o DogStem e os restantes produtos que queremos desenvolver em conjunto.".

Para Anne Moulin, foi o aspeto humano que fez a diferença: "O que me atraiu na EquiCord foi a sua paixão pela tecnologia de células estaminais e o seu desejo de a partilhar connosco com total transparência. Passamos muito tempo juntos para aprender sobre a sua tecnologia, o seu know-how e os seus projetos. O seu entusiasmo é contagiante e esperamos comercializar os seus produtos na Europa e, assim como, também nos Estados Unidos, onde o Grupo se estabelecerá muito em breve.“

Nos próximos anos, o Grupo Dômes Pharma pretende desenvolver este tipo de parceria de distribuição com empresas biotecnológicas. Isto será discutido no “Animal Health Innovation USA Forum”, que se realizará em Boston de 21 a 23 de Junho, e do qual o Grupo é um parceiro. Anne Moulin anunciará a abertura da filial norte-americana da Dômes Pharma, que será responsável pela introdução da gama Anti-tox na América do Norte.

Células estaminais: uma terapia inovadora para o tratamento da osteoartrite canina

A terapia celular, que consiste na injeção de células estaminais para ajudar a manter e restaurar a atividade de um tecido ou órgão, deu origem a grandes esperanças nos últimos anos para doenças inflamatórias e degenerativas.

A injeção de células estaminais já é utilizada por médicos veterinários para tratar a osteoartrite canina, mas a partir de células estaminais do próprio animal alvo do tratamento. A prática não é muito difundida porque a sua implementação é complexa. É necessário colher amostras de tecido do animal e depois enviá-las para um laboratório que extrairá células estaminais e as fará multiplicar-se antes de serem reinjetadas. O que o DogStem fornece é um medicamento pronto a usar que permitirá a todos os médicos veterinários oferecer esta terapia aos seus pacientes.

Um tratamento que mostra uma melhoria superior relativamente a tratamentos convencionais e uma eficácia a longo prazo até um ano do estado do animal. A injeção de células não só alivia a dor e melhora a mobilidade do animal, como também retarda o desenvolvimento da osteoartrite. Almudena Pradera, Presidente e Diretora Científica da EquiCord, explica os benefícios do produto: "A principal vantagem do DogStem deriva da sua tecnologia inovadora. Graças ao seu mecanismo de ação, o típico ambiente inflamatório presente nas articulações com osteoartrite é alterado para um ambiente anti-inflamatório. Isto origina a redução da dor e claudicação, com maior duração do efeito do que os tratamentos atualmente disponíveis para a OA canina. Além disso, ao utilizar células de um dador, conseguimos desenvolver um medicamento pronto a usar com toda a qualidade, segurança e eficácia exigidas num medicamento autorizado pelas agências reguladoras de medicamentos veterinários".

Com um efeito de longa ação até 12 meses. Preço final a ser determinado e de acordo com o tamanho do animal alvo de tratamento para osteoartrite.

Sobre a EquiCord

EquiCord é uma empresa multidisciplinar formada por médicos veterinários, investigadores e engenheiros dedicados à investigação e desenvolvimento, fabrico e comercialização de medicamentos à base de células estaminais para animais. Em 2019, a EquiCord obteve a Autorização de Introdução no Mercado Europeu da primeira e única terapêutica veterinária Mesenquimal de Células Estaminais puras a nível mundial: a HorStem.

A missão da EquiCord é desenvolver medicamentos de terapias avançadas acessíveis, inovadores, altamente eficazes, seguros e regenerativos, disponíveis para todos os animais do mundo.

Sobre o Grupo Dômes Pharma

O grupo familiar independente Dômes Pharma está presente na indústria farmacêutica desde 1947 e conta com 400 empregados em 5 locais em França, Inglaterra e agora Alemanha com um volume de negócios consolidado de 82 milhões de euros (2020). O Grupo tem vindo a desenvolver, a fabricar e a comercializar soluções para a saúde e bem-estar de animais de companhia há mais de 70 anos.

O Grupo desenvolve, fabrica e comercializa, através das suas várias filiais, soluções para a saúde e bem-estar dos animais, que são atualmente distribuídas em mais de 15 países. Organizada em torno da empresa holding Dômes Pharma, a nossa integração vertical permite-nos controlar toda a cadeia de valor do medicamento através de filiais complementares. Esta especificidade coloca-nos em contacto com todos os intervenientes na saúde animal: cientistas, fabricantes, médicos veterinários e tutores de animais de estimação.

Como os seres humanos, os animais e o ambiente estão ligados pela natureza, cuidar dos animais que partilham a nossa vida quotidiana significa preservar a saúde de todos. Esta convicção é expressa no nosso lema "LINKED BY NATURE" inspirado no conceito de "One Health".