Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Segunda, 22 de Abril de 2024

LETI Pharma no Congresso ALIVE 2

A LETI Pharma patrocinou e participou no Congresso Veterinário Internacional sobre Leishmaniose Animal - ALIVE 2, organizado pela LeishVet e realizado em Nice de 18 a 20 de abril. Durante 2 dias, os mais reputados especialistas em leishmaniose animal partilharam as suas últimas investigações sobre esta zoonose endémica em mais de 100 países do mundo.

O congresso contou com a presença de um total de 239 participantes presenciais e 212 participantes online, que tiveram a oportunidade única de atualizar os seus conhecimentos através de 45 comunicações orais e da apresentação de 52 posters envolvendo 473 autores e co-autores. Sem dúvida, este evento foi de grande relevância internacional e representa uma plataforma essencial para a troca de ideias e networking no âmbito da leishmaniose.

Rubén Foj, Medical Scientific Liaison (MSL) em leishmaniose do departamento médico da LETI Pharma, apresentou os principais resultados de um estudo de campo no qual se avaliou a seroprevalência da infeção por Leishmania infantum em mais de 5000 cães saudáveis provenientes de 32 clínicas veterinárias de 11 comunidades autónomas de Espanha. Os resultados mostraram uma seroprevalência de cerca de 5% nesta população, o que é significativamente inferior à relatada em estudos anteriores, especialmente em áreas historicamente endémicas como as Ilhas Baleares (1,5%). Em contraste, a seroprevalência mais elevada foi observada no norte de Espanha (9% em Navarra), demonstrando a necessidade urgente de estabelecer medidas de prevenção em zonas menos sensibilizadas para a necessidade de controlar esta doença emergente.