Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Terça, 26 de Outubro de 2021

Parasitas Internos em foco no 3º episódio dos podcasts da Campanha europeia ‘Protect Our Future Too’

No mês em que se celebrou o Dia Internacional contra as Alterações Climáticas, a campanha ‘Protect Our Future Too’ lançou o 3º episódio dos seus podcasts, que contam com especialistas da área ambiental, animal e humana, alertando para o efeito destas alterações na saúde dos tutores e animais de companhia.

Este terceiro debate irá centrar-se na temática dos parasitas internos e do risco que estes representam para os animais de companhia e para os seus tutores. Os podcasts estão disponíveis em healthcarehits.pt e nas plataformas de podcasts (Spotify, Apple Podcasts e SoundCloud).

Os passeios com os animais de companhia podem representar situações de exposição em ambientes potencialmente contaminados com ovos de parasitas internos. Este debate irá desenvolver-se em torno da toxoplasmose, toxocarose (lombrigas) e ténias, apontando formas de diagnóstico, tratamento e proteção dos animais de companhia e dos seus tutores.

Os especialistas convidados vão discutir temas como a alimentação dos animais de companhia, formas de infeção e sintomas, bem como desmistificar a ideia de que os gatos são inimigos de uma mulher grávida, devido à toxoplasmose.

Para falar de saúde animal e partilhar a sua visão contamos com a Dr.ª Patrícia Branco, Médica Veterinária e Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Médicos Veterinários Especialistas em Animais de Companhia (APMVEAC). Para o debate temos também o Dr. André Tomé, Médico de Família e representante da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) e o Dr. Ricardo Reis dos Santos, Biólogo e Investigador do Centro de Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa para falar sobre a relação entre o bem-estar animal e humano e o ambiente.

Sobre Protect Our Future Too

A campanha "Protect Our Future Too" (#protectourfuturetoo) pretende sensibilizar a população para o impacto que a alteração das estações do ano tem sobre os animais de companhia e a relação entre animais de companhia e tutores. Como parte vital da sociedade, a MSD Animal Health acredita que é importante tomar medidas para proteger também o futuro dos animais de companhia. Esta iniciativa procura ajudar os Médicos Veterinários a educar e informar os tutores, a fim de criar uma consciência coletiva sobre a forma como podem ajudar a proteger os animais de companhia, ao longo de todo o ano.