Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Terça, 20 de Junho de 2023

Posição da OMV face à reforma dos estatutos das ordens profissionais

Foram recebidas ontem, dia 19 de junho, cerca das 22h00, as propostas finais dos respetivos Estatutos das Ordens Profissionais, nas quais se inclui a OMV.

A Ordem dos Médicos Veterinários considera globalmente esta proposta de alteração de Estatuto muito grave e lesiva para o futuro da profissão médico-veterinária, com especial incidência nalguns artigos que consideramos inaceitáveis.

Somos de parecer que não só irá desregular a profissão, como poderá colocar em risco a saúde animal e saúde pública.

Não salvaguarda ainda o bem-estar animal e a qualidade dos atos prestados aos destinatários dos nossos serviços.

A OMV considera inaceitável a ingerência política na Ordem e a consequente desregulação da profissão, que irá ter consequências muito preocupantes no futuro da saúde animal, da saúde das populações e segurança alimentar.

Foram solicitadas de imediato audiências aos diversos Grupos Parlamentares representados na Assembleia da República, de forma a sensibilizá-los para os riscos que esta proposta de Estatuto enferma e exigir alteração dos artigos que consideramos mais graves.

A OMV considera ser o ataque mais gravoso em toda a história da Ordem.

O Bastonário da OMV, Jorge Cid.