Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Sexta, 08 de Outubro de 2021

ROYAL CANIN® compromete-se a atingir a neutralidade carbónica até 2025

ROYAL CANIN®, líder em saúde no âmbito da nutrição animal, anuncia o seu compromisso para atingir a neutralidade carbónica até 2025. A marca compromete-se ainda com o lançamento da sua primeira gama de produtos certificada em Carbono Neutro até 2022. O objetivo chega no seguimento do anúncio da Mars, Incorporated, que pretende eliminar a emissão de gases com efeito de estufa em toda a sua cadeia de distribuição até 2050.

Reconhecendo a importância das empresas para o sucesso do Acordo de Paris – que pretende limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C -, ROYAL CANIN®, a maior marca do grupo Mars, compromete-se em alcançar a neutralidade carbónica através de ações significativas que visam reduzir a pegada de carbono em toda a sua cadeia de distribuição e através do investimento em Créditos de Carbono certificados.

A ROYAL CANIN® utilizará como base para a definição da suas metas em neutralidade carbónica a norma PAS 2060, e compromete-se a partilhar de forma transparente e regular todo o processo.

Loic Moutault, Presidente da ROYAL CANIN®, afirma: "Como especialistas em nutrição de gatos e cães, temos sido guiados pela ciência durante os últimos cinquenta anos. São as iniciativas com base científica e ações decisivas e estruturais - e não apenas a ambição - que nos ajudarão a atingir o nosso objetivo climático até 2025. Acreditamos que este compromisso para a neutralidade carbónica vai inspirar e mobilizar ideias novas e impactantes, bem como mais ações e resultados em toda a cadeia ROYAL CANIN®. Toda esta envolvência ajudará a melhorar a pegada ambiental e a contribuir para uma mudança positiva na vida dos animais de estimação, das pessoas e do planeta".

Garantir a neutralidade carbónica

As quatro áreas de ação em que a ROYAL CANIN® atuará para alcançar a neutralidade carbónica até 2025 podem ser consultadas abaixo.

  1. Transição para energias renováveis: A transição para fontes de energia renováveis está em curso na ROYAL CANIN® há já duas décadas e, atualmente, 72% da energia da marca provém de fontes renováveis. A ambição é atingir 100% de energias renováveis também nas fábricas e escritórios, reduzindo ao mesmo tempo o consumo de energia em geral.

  1. Utilização de ingredientes sustentáveis: Três quartos da pegada carbónica da ROYAL CANIN® provem das cadeias de fornecimento dos ingredientes. Por conseguinte, a marca procurará reduzir as emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) através da reformulação dos seus produtos, optando por ingredientes com menor impacto carbónico – sem comprometer a qualidade ou a segurança do alimento. Por exemplo, o abastecimento de soja da ROYAL CANIN® para as fábricas europeias já é 100% certificado pela ProTerra - uma norma independente que promove práticas agrícolas sustentáveis e contribui para travar a desflorestação. Além disso, a marca está também a trabalhar com as cadeias de abastecimento de arroz, trigo e aves para conseguir identificar, apoiar e ativar práticas agrícolas regenerativas e impedir a desflorestação. Os principais fornecedores serão convidados a juntarem-se à iniciativa Pledge for Planet da Mars Incorporated, que identifica a pegada ecológica dos vários intervenientes e apoia no estabelecimento de metas sustentáveis com base científica, bem como na implementação de medidas concretas.
  2. Redução do desperdício e aumento da economia circular: A ROYAL CANIN® está a encetar esforços para aumentar significativamente o potencial para reciclar e reutilizar as suas embalagens, bem como de as incluir em processos de compostagem - em concordância também com os objetivos de sustentabilidade para embalagens na Mars. Até 2022, será introduzida uma embalagem de plástico mono-material totalmente reciclável. Além disso, a marca conseguirá reduzir a pegada durante o processo de embalamento ao integrar conteúdo reciclado nas embalagens, mas também ao reduzir a quantidade de material utilizado em cada embalagem.
  3. Transformação empresarial que respeita o ambiente: A ROYAL CANIN® vai ainda integrar práticas sustentáveis na gestão da empresa, nomeadamente:
  4. Os salários e remunerações dos cargos de Senior Executive estarão relacionados com ações climáticas e cortes nas emissões de GEE.
  5. Será fixado um custo interno para as emissões de carbono, por forma a gerar recursos e impulsionar ações para reduzir as emissões.

III. Entra em prática uma metodologia com base científica que permite a ROYAL CANIN® medir a pegada de carbono dos seus produtos em todo o mundo, permitindo uma tomada de decisão inteligente em matéria de formulação e de escolha de ingredientes, matérias-primas e gestão de logística.

  1. A implementação de um Programa Go Green irá sensibilizar e educar para a Sustentabilidade em 100% dos escritórios até ao final de 2025.
  2. Será garantida a criação de um ambiente de trabalho onde a inovação e a colaboração interna e externa sejam significativamente mobilizadas para impulsionar a criatividade na resposta ao desafio climático.

Por todas as emissões carbónicas que a ROYAL CANIN® não consiga remover ou reduzir completamente, a marca investirá em Créditos de Carbono de alta qualidade e com Redução Certificada. A utilização destes Créditos está alinhada com os critérios SBTi (Science Based Targets) Net Zero Foundations.

Fabrice Mathieu, Diretor Global para a Sustentabilidade em ROYAL CANIN®, afirma: "Consideramos a neutralidade carbónica uma necessidade para as gerações futuras, pelo que é nossa responsabilidade contribuir para este esforço. Sabemos que esta caminhada não será fácil, mas estamos empenhados em tomar medidas concretas para reduzir a nossa pegada e fazer os investimentos necessários, em conjunto com parceiros de toda a nossa cadeia de distribuição a nível mundial".

O compromisso da ROYAL CANIN® baseia-se no Plano Sustainable in a Generation, que pretende mitigar o impacto da empresa na saúde do planeta e das comunidades globais. Mars anunciou esta semana o seu compromisso para eliminar a emissão de Gases com Efeito de Estufa em toda a sua cadeia de distribuição até 2050 – desde as emissões geradas pela agricultura e fornecedores, até às emissões dos consumidores que utilizam as marcas domésticas da empresa, como ROYAL CANIN®. Isto significa uma aceleração do anterior compromisso da Mars, que consistia em reduzir as emissões em 67% até 2050 em toda a sua cadeia de distribuição, mantendo simultaneamente uma meta de curto prazo para alcançar uma redução de 27% até 2025.

É possível obter mais informações em https://www.royalcanin.com/pt/about-us/sustainability

Sobre a Royal Canin

A Royal Canin faz parte da Mars Petcare e é referência global em saúde através da nutrição para gatos e cães.

Fundada há mais de 50 anos pelo veterinário francês Jean Cathary, o propósito da Royal Canin é tornar o mundo num lugar melhor para os animais de estimação, desafiando os limites da nutrição e conhecimento, em constante colaboração com profissionais e especialistas em animais de estimação.

A Royal Canin colabora com profissionais do mundo animal, como criadores e médicos veterinários, não apenas para facilitar a nutrição precisa de gatos e cães, mas também para desenvolver uma variedade de ferramentas e serviços que ajudam a entender e cuidar melhor dos animais de estimação.

A sua abordagem única, coloca as necessidades nutricionais dos gatos e cães no centro do processo de inovação. A idade, o tamanho, a raça e o nível de atividade destes são estudados através da ciência e da observação para criar soluções nutricionais que atendam às necessidades específicas de cada animal. A empresa segue práticas sustentáveis, principalmente em termos de recursos responsáveis, emissões, minimização de resíduos e utilização de embalagens sustentáveis.

Os produtos nutricionais da Royal Canin estão disponíveis em lojas especializadas, clínicas veterinárias e hospitais veterinários em todo o mundo. Mais informações em www.royalcanin.com/pt