WSAVA lança as primeiras diretrizes globais para o bem-estar veterinário
Para apoiar uma profissão cada vez mais caracterizada pela retenção de pessoal e pela baixa moral como resultado de factores como o esgotamento, o stress e a fadiga por compaixão, o Grupo de Bem-Estar Profissional (PWG) da Associação Mundial de Veterinária de Pequenos Animais (WSAVA) lançou as suas novas Directrizes Globais para Bem-estar veterinário durante o Congresso Mundial WSAVA 2023.
As novas Diretrizes oferecem uma visão geral baseada em evidências dos elementos que contribuem para os desafios atuais em torno da saúde e do bem-estar no setor veterinário de animais de companhia em todo o mundo. Eles exploram, por exemplo, como a saúde mental dos indivíduos é afetada pelascaracterísticas genéticas, fatores psicológicos, biológicos e experiências de vida anteriores. Também estabelecem os factores ambientais que afectam especificamente os profissionais veterinários, incluindo o funcionamento dos locais de trabalho veterinário e factores sociais – tais como a necessidade de se sentirem seguros e apoiados. Fatores stressantes comuns no local de trabalho veterinário, incluindo pressões financeiras, carga de trabalho, conflitos de equipa e dificuldades com os clientes, também são discutidos.
As Diretrizes, da autoria de membros do WSAVA PWG, voltam-se então para soluções, destacando os recursos já disponíveis para líderes veterinários, membros de equipas e estudantes. Um movimento no sentido da criação de “programas de melhoria do local de trabalho”, em alguns países, é apontado como um sinal de que os proprietários de empresas veterinárias estão a começar a perceber que locais de trabalho prósperos e saudáveis beneficiam frequentemente de aumentos de produtividade. Os autores observam, no entanto, que os prestadores de serviços destinados a melhorar o bem-estar dos veterinários tendem a ser direcionados para equipas veterinárias nos países desenvolvidos. Ao partilhar programas, ferramentas e experiências existentes através destas novas Directrizes Globais, a WSAVA pretende disseminar mais amplamente as ideias mais recentes nesta área entre os seus membros. Por fim, os membros do PWG partilham as suas próprias dicas para ajudar as empresas veterinárias e os membros individuais das equipas a melhorar as suas estratégias de bem-estar.
Comentando sobre o lançamento das Diretrizes Globais, a Co-presidente do PWG, Dra. Nienke Endenburg, disse: “A WSAVA tem estado preocupada com questões relacionadas com o bem-estar no sector veterinário desde que conduzimos um inquérito aos nossos membros em 2019. Os resultados do A pesquisa destacou a necessidade de Diretrizes Globais nesta área e estamos muito satisfeitos por lançá-las no Congresso Mundial da WSAVA deste ano. Esperamos que apoiem as equipas veterinárias em todo o mundo a tomar medidas práticas que possam ajudar a eles e aos seus colegas a desfrutar de carreiras mais sustentáveis e gratificantes.”
A Presidente da WSAVA, Dra. Ellen van Nierop, acrescentou: “As Diretrizes Globais da WSAVA são uma das formas pelas quais abordamos inconsistências nos padrões de cuidados veterinários em todo o mundo. No entanto, só poderemos fornecer um elevado padrão de cuidados aos nossos doentes, se também prestarmos atenção ao nosso próprio bem-estar e ao dos nossos colegas, por isso é apropriado que as nossas novas Diretrizes Globais para Profissionais tomem o seu lugar ao lado dos nossos conjuntos existentes de diretrizes clínicas. Diretrizes. Parabenizamos os membros do PWG pelo trabalho que dedicaram à criação destas Diretrizes e também agradecemos à Hill’s Pet Nutrition pelo seu apoio de longa data a este Comité.”
As Diretrizes Globais estarão em breve disponíveis para download gratuito no website da WSAVA e foram submetidas ao Journal of Small Animal Practice, o jornal científico oficial da WSAVA, para revisão por pares.
O Congresso Mundial da WSAVA foi também a plataforma de lançamento para o novo Certificado online da WSAVA em Desenvolvimento Profissional e Bem-Estar Pessoal. O curso tem como objetivo ajudar os alunos a criar um roteiro de desenvolvimento de carreira e desenvolver estratégias para salvaguardar seu bem-estar. Está disponível gratuitamente para membros das associações membros da WSAVA, graças ao apoio da Hill’s Pet Nutrition.
O conteúdo do Certificado WSAVA é fornecido através de palestras em vídeo de especialistas em desenvolvimento profissional veterinário, apoiadas por estudos de caso, um livro de exercícios para download, espaço para reflexão e links para outros recursos. À medida que avançam nos módulos, os alunos exploram diferentes formas de aprender novas competências ligadas a objetivos pessoais, criar novos hábitos e acompanhar o seu progresso. O curso será submetido para credenciamento RACE.
O trabalho do WSAVA PWG tem sido generosamente apoiado pela Hill’s Pet Nutrition desde a sua fundação. “A Hill's mantém a profissão veterinária próxima e, neste ano do nosso 75º aniversário, estamos orgulhosos de ter apoiado a criação destas Diretrizes Globais sobre Bem-Estar Profissional, juntamente com o primeiro Certificado do mundo em Desenvolvimento Profissional e Bem-Estar Pessoal”, disse o Dr. Iveta Becvarova, Diretora de Assuntos Acadêmicos da Hill's. “Esperamos que ofereçam uma orientação sólida aos membros da WSAVA em todo o mundo e encorajem todos aqueles com interesse em melhorar a sua carreira e melhorar o seu bem-estar pessoal a estudar o curso de Certificado.”
O Congresso Mundial da WSAVA, com a participação de mais de 3.000 delegados, teve lugar em Lisboa, Portugal, de 27 a 29 de Setembro.