Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR

Fisioterapia respiratória é online e gratuita para doentes pós-Covid 19

Como resposta a uma necessidade urgente e atual, foi criada a INSPIRO2 - associação que possibilita o acesso a um Programa de Fisioterapia Respiratória, onde todos os doentes com sequelas respiratórias provocadas pela COVID-19 se podem inscrever, de forma gratuita.

A INSPIRO2 visa disponibilizar, atempada e gratuitamente, oportunidades de recuperação e reconquista da qualidade de vida de todos os que tiveram COVID-19, através de uma plataforma digital acessível no conforto das próprias casas.

A ideia surge com Miguel Toscano Rico, médico internista que acompanha doentes recuperados COVID-19: “É urgente encontrar soluções para estes doentes recuperarem a qualidade de vida que acabaram por perder. É por isso tão importante chegar ao maior número possível de doentes da COVID-19, em todo o país, garantindo a universalidade do acesso.”

A INSPIRO2 é, assim, responsável por fazer a ponte entre pacientes e prestadores de cuidados (fisioterapeutas, psicólogos e outros). Neste momento, a Associação tem parceria com oito escolas superiores de saúde (Escola Superior de Saúde de Setúbal, de Lisboa, do Porto, de Coimbra, do Alcoitão, da Cruz Vermelha, de Egas Moniz e Instituto Piaget de Viseu). São estas que levam a cabo o Programa de Fisioterapia Respiratória, realizado em grupo e online, definido e ministrado pelos fisioterapeutas e respetivas equipas destas instituições de ensino.

A proposta de telereabilitação permite uma abrangência nacional de atuação. Basta que para tal cada pessoa tenha à disposição um computador/telemóvel/tablet com acesso à internet, um oxímetro e as condições clínicas favoráveis à prática de reabilitação que se encontram descritas no site. Quem queira participar neste programa poderá fazer a sua inscrição gratuita em www.inspiro.pt.