Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR

Roche Diagnósticos anuncia que irá lançar um novo teste de antigénio rápido, menos invasivo, de amostra nasal e mantém compromisso na luta contra a pandemia de COVID-19

  • A Roche prepara-se para lançar um novo teste de antigénio rápido com utilização de esfregaço nasal para uma recolha rápida e menos invasiva de amostras de pessoas suspeitas de ter uma infeção ativa por SARS-CoV-2
  • A amostra nasal permite uma recolha da zona frontal do nariz, em vez da nasofaringe, permitindo uma experiência menos invasiva

A Roche (SIX: RO, ROG; OTCQX: RHHBY) anunciou a obtenção da marcação CE para o seu novo teste rápido de antigénio que permite a utilização de amostras nasais. O teste estará disponível em meados de fevereiro de 2021 nos países que aceitem a marcação CE e vem complementar o já vasto conjunto de soluções inovadoras colocadas no mercado desde o início da pandemia.

O novo teste antigénio rápido, que se destina à utilização por profissionais de saúde, permitirá a recolha da amostra da zona frontal do nariz, em vez da nasofaringe, resultando num procedimento de teste simplificado e mais rápido1. Este método de teste pode ajudar a reduzir o desconforto geral da pessoa com suspeita de infeção, particularmente crianças, idosos e/ou pessoas com deficiências.

Além de ser menos invasivo, o teste também proporcionará aos doentes a opção de auto-recolher a sua amostra nasal sob a supervisão de um profissional de saúde contribuindo, assim, para a diminuição da necessidade de contacto físico, o que ajudará a reduzir o risco de exposição ao vírus das equipas de saúde.

“Com esta nova solução será possível proporcionar aos doentes uma experiência de diagnóstico menos invasiva. Os testes rápidos continuam a desempenhar um papel importante na luta contra a COVID-19, especialmente em locais onde os testes laboratoriais não estão disponíveis e onde são necessários resultados rápidos, tais como lares de idosos, prestação de cuidados de saúde e escolas", refere Thomas Schinecker, CEO da Roche Diagnostics.

Esta nova solução de diagnóstico será mais um importante contributo a adicionar ao portfólio de soluções de diagnóstico da Roche para ajudar os sistemas de saúde a combater a COVID-19.

Sobre a resposta da Roche à pandemia da COVID-19

Como empresa líder na área da saúde, a Roche está a fazer tudo o que está ao seu alcance para apoiar os países a minimizar o impacto da COVID-19. Tem desenvolvido um número crescente de soluções de diagnóstico que ajudam a gerir, detetar e diagnosticar infeções atuais e/ou anteriores em doentes, bem como a fornecer apoio digital aos sistemas de saúde. Continua a identificar, desenvolver e apoiar potenciais terapias, que podem desempenhar um papel no tratamento da doença.

A Roche compreende que o impacto da COVID-19 vai além daqueles que contraem a doença, e é por isso que trabalha com prestadores de cuidados de saúde, laboratórios, autoridades e organizações para ajudar a garantir que os doentes continuem a receber os testes, tratamento e cuidados de que necessitam durante estes tempos difíceis. À medida que o conhecimento sobre a pandemia aumenta, a Roche está a estabelecer parcerias com governos e autoridades de saúde com o objetivo de tornar os cuidados de saúde mais fortes e mais sustentáveis no futuro.

Sobre a Roche

A Roche é uma empresa pioneira global em produtos farmacêuticos e de diagnóstico, dedicada ao desenvolvimento científico para melhorar a vida das pessoas. A conjugação dos pontos fortes das áreas farmacêutica e de diagnóstico no mesmo espaço fizeram da Roche líder em medicina personalizada, uma estratégia que procura adequar o tratamento certo a cada doente, da melhor forma possível.

A Roche é a maior empresa de biotecnologia do mundo, com medicamentos verdadeiramente diferenciados nas áreas de oncologia, imunologia, doenças infeciosas, oftalmologia e doenças do sistema nervoso central. A Roche é também líder mundial em diagnóstico in vitro e diagnóstico de cancro baseado em tecidos, e pioneira na gestão da diabetes.

Fundada em 1896, a Roche continua a procurar por melhores formas de prevenir, diagnosticar e tratar doenças e contribuir de modo sustentável para a sociedade. A empresa também visa melhorar o acesso dos doentes a inovações no campo da medicina, trabalhando em conjunto com todas as partes interessadas relevantes. Mais de trinta medicamentos desenvolvidos pela Roche estão incluídos nas Listas de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial de Saúde, entre os quais se incluem antibióticos, antimaláricos e medicamentos para o cancro capazes de salvar vidas. Além disso, pelo 11º ano consecutivo, a Roche foi reconhecida como uma das empresas mais sustentáveis na Indústria Farmacêutica pelos Índices Dow Jones de Sustentatibilidade (DJSI, Dow Jones Sustainability Indices).

Com sede em Basileia, na Suíça, o Grupo Roche tem atividade em mais de 100 países e, em 2019, empregava cerca de 98 mil pessoas em todo o mundo. No mesmo ano, a Roche investiu 11,7 mil milhões de francos suíços em I&D, tendo registado 61,5 mil milhões de francos suíços em vendas. A Genentech, nos Estados Unidos, é um membro totalmente detido pelo Grupo Roche. A Roche é a acionista maioritária da Chugai Pharmaceutical, no Japão. Para mais informações, visite www.roche.com ou www.roche.pt.

Todas as marcas registadas utilizadas ou mencionadas no presente comunicado estão protegidas por lei.

Referência

[1] OASH Nasal Specimen Collection Fact Sheet - Updates 2020-11-11