Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Quinta, 10 de Dezembro de 2020

Roche faz parceria com Moderna para utilização de teste de anticorpos em participantes nos ensaios clínicos em curso com a vacina

A Roche (SIX: RO, ROG; OTCQX: RHHBY) anunciou uma parceria com a Moderna Inc. para utilização do seu teste de anticorpos nos ensaios clínicos de vacinas da Moderna. O doseamento de anticorpos dirigidos à espícula (uma das proteínas da superfície do vírus) do SARS-CoV-2 ajudará a estabelecer uma correlação entre a proteção induzida pela vacina e os níveis de anticorpos.

"A Roche valoriza a colaboração com a Moderna, que já anteriormente incluiu com sucesso a utilização do nosso teste qualitativo de anticorpos nos seus estudos", disse Thomas Schinecker, CEO da Roche Diagnósticos. "Estamos satisfeitos por ver que o nosso teste quantitativo está agora também a ser utilizado como parte dos ensaios clínicos da vacina Moderna, o que, em última análise, poderá ajudar a pôr fim a esta pandemia".

A medição quantitativa dos níveis de anticorpos para o SARS-CoV-2 ajudará a Moderna a obter conhecimentos essenciais sobre a correlação entre a proteção com a vacinação e os níveis de anticorpos. Tal poderá desempenhar um papel importante na avaliação se, ou quando, um indivíduo necessita de ser revacinado ou ajudar a responder a outras questões relevantes do ponto de vista clínico.

Para completar o conhecimento das vacinas contra o SARS-CoV-2 é importante conhecer os níveis iniciais de anticorpos de um indivíduo, antes da vacinação, de forma a avaliar a sua dinâmica ao longo do tempo e estabelecer a correlação com a proteção. A medição dos níveis de anticorpos pode também desempenhar um papel no estabelecimento da eficácia da vacina na prevenção da infeção e/ou no desenvolvimento de COVID-19 grave.1

Esta parceria com a Moderna começou com a utilização do teste de anticorpos da Roche para determinação qualitativa dos anticorpos SARS-CoV-2. Este processo fez parte dos ensaios clínicos da vacina da Moderna para determinação e avaliação da infeção nos participantes do ensaio.

Sobre a resposta da Roche à pandemia da COVID-19
Como empresa líder na área da saúde, a Roche está a fazer tudo o que está ao seu alcance para apoiar os países a minimizar o impacto da COVID-19. Tem desenvolvido um número crescente de soluções de diagnóstico que ajudam a gerir, detetar e diagnosticar infeções atuais e/ou anteriores em doentes, bem como a fornecer apoio digital aos sistemas de saúde. Continua a identificar, desenvolver e apoiar potenciais terapias, que podem desempenhar um papel no tratamento da doença.

A Roche compreende que o impacto da COVID-19 vai além daqueles que contraem a doença, e é por isso que trabalha com prestadores de cuidados de saúde, laboratórios, autoridades e organizações para ajudar a garantir que os doentes continuem a receber os testes, tratamento e cuidados de que necessitam durante estes tempos difíceis. À medida que o conhecimento sobre a pandemia aumenta, a Roche está a estabelecer parcerias com governos e autoridades de saúde com o objetivo de tornar os cuidados de saúde mais fortes e mais sustentáveis no futuro.

Sobre a Roche

A Roche é uma empresa pioneira global em produtos farmacêuticos e de diagnóstico, dedicada ao desenvolvimento científico para melhorar a vida das pessoas. A conjugação dos pontos fortes das áreas farmacêutica e de diagnóstico no mesmo espaço fizeram da Roche líder em medicina personalizada, uma estratégia que procura adequar o tratamento certo a cada doente, da melhor forma possível.

A Roche é a maior empresa de biotecnologia do mundo, com medicamentos verdadeiramente diferenciados nas áreas de oncologia, imunologia, doenças infeciosas, oftalmologia e doenças do sistema nervoso central. A Roche é também líder mundial em diagnóstico in vitro e diagnóstico de cancro baseado em tecidos, e pioneira na gestão da diabetes.

Fundada em 1896, a Roche continua a procurar por melhores formas de prevenir, diagnosticar e tratar doenças e contribuir de modo sustentável para a sociedade. A empresa também visa melhorar o acesso dos doentes a inovações no campo da medicina, trabalhando em conjunto com todas as partes interessadas relevantes. Mais de trinta medicamentos desenvolvidos pela Roche estão incluídos nas Listas de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial de Saúde, entre os quais se incluem antibióticos, antimaláricos e medicamentos para o cancro capazes de salvar vidas. Além disso, pelo 11º ano consecutivo, a Roche foi reconhecida como uma das empresas mais sustentáveis na Indústria Farmacêutica pelos Índices Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI, Dow Jones Sustainability Indices).

Com sede em Basileia, na Suíça, o Grupo Roche tem atividade em mais de 100 países e, em 2019, empregava cerca de 98 mil pessoas em todo o mundo. No mesmo ano, a Roche investiu 11,7 mil milhões de francos suíços em I&D, tendo registado 61,5 mil milhões de francos suíços em vendas. A Genentech, nos Estados Unidos, é um membro totalmente detido pelo Grupo Roche. A Roche é a acionista maioritária da Chugai Pharmaceutical, no Japão. Para mais informações, visite www.roche.com ou www.roche.pt.

Todas as marcas registadas utilizadas ou mencionadas no presente comunicado estão protegidas por lei.

Referências:

[1] Zhu FC et al. (2020). Immunogenicity and safety of a recombinant adenovirus type-5-vectored COVID-19 vaccine in healthy adults aged 18 years or older: a randomised, double-blind, placebo-controlled, phase 2 trial. The Lancet 396:479 - 4882)