Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR

Sexta, 25 de Setembro de 2020

Unilabs lança teste que distingue Covid-19 de outras infeções respiratórias

A Unilabs, empresa líder em meios complementares de diagnóstico, vai disponibilizar, a partir de hoje, o primeiro teste combinado em Portugal para uso no combate à Covid-19.

Este teste permite fazer o diagnóstico diferencial entre a infeção por SARS-CoV2 e as outras patologias respiratórias sazonais. Para isso disponibiliza quatro painéis: um para influenza A/B e vírus sincicial respiratório - RSV, outro para adenovírus, enterovírus, parainfluenza e metapneumovírus, outro para bocavírus, rhinovírus e coronavírus e finalmente outro painel também para agentes respiratórios bacterianos como mycoplasma, chlamydophila, legionella, haemophilus, streptococcus e a bordetella.

Com a chegada da sazonalidade da época da gripe, este ano acresce a dificuldade de diagnóstico diferencial com infeção por SARS-CoV 2. O objetivo destes testes é um diagnóstico etiológico rápido do agente bacteriano ou vírico responsável, sendo por isso imprescindível para poder ajudar a cuidar melhor de cada paciente e ter ganhos óbvios em termos de saúde pública.

Numa primeira fase, que se inicia agora, o teste irá estar disponível apenas para os grupos de maior risco através de urgências pediátricas, hospitais e outros profissionais de saúde autorizados em todo o país. A partir de 15 de Outubro passará a estar também disponível para o público em geral.

Para o CEO da Unilabs Portugal, Luís Menezes, “é fundamental que a comunidade médica possua todos os instrumentos que possamos oferecer para tomar as melhores decisões em cada momento, para cada paciente”.

O Diretor Médico da Unilabs Portugal, António Maia Gonçalves acrescenta que “numa época de regresso às aulas e com o início do período sazonal de gripe, este novo teste, que permite detetar vários tipos de infeções respiratórias, irá ajudar os médicos a realizar diagnósticos mais precisos e a tomar melhores decisões, com maior rapidez sobre as opções de tratamento para cada caso”.

Os testes podem ser realizados nos mesmos locais dos testes COVID-19 (Drive Thru e algumas unidades Unilabs) através da recolha de uma única amostra via zaragatoa da nasofaringe e estão sujeitos a marcação prévia. Os resultados estarão disponíveis entre 24 a 36 horas após a realização do teste.

Sobre a Unilabs:

A Unilabs é uma empresa líder na prestação de cuidados de saúde, ao nível dos meios complementares de diagnóstico. Presente em Portugal desde 2006, está perto das pessoas para dar as respostas que ajudam a cuidar da saúde, através de uma rede nacional com mais de 1000 Unidades de atendimento em análises clínicas, anatomia patológica, cardiologia, gastrenterologia, genética médica, medicina nuclear e radiologia. Em Portugal realiza anualmente cerca de 22 milhões de atos médicos, contando com 3500 colaboradores, dos quais mais de 500 médicos em 13 centros laboratoriais. E porque vivemos diariamente a pensar no futuro, cientistas, médicos e técnicos trabalham com a tecnologia mais avançada para produzir as melhores soluções de saúde. É esta a química Unilabs. A química com as pessoas, a ciência e a saúde, que nos une na procura diária dos melhores diagnósticos e soluções, para uma saúde com mais futuro.