Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Quinta, 17 de Novembro de 2022

31º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas reúne mais de três mil profissionais

O 31º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), o maior congresso médico que se realiza em Portugal, está de volta à Feira Internacional de Lisboa (FIL) nos dias 17, 18 e 19 de novembro. Nesta edição, a temática em destaque será a inter-relação da medicina dentária com a saúde geral e com as outras especialidades médicas.

A Cerimónia de Abertura decorre na 6ª feira, 18 de novembro, a partir das 12h30, com a presença de Manuel Pizarro, Ministro da Saúde, e de Graça Freitas, Diretora Geral da Saúde, entre outras figuras institucionais ligadas à área da Saúde, além da presença dos Bastonários das outras Ordens Profissionais.

Ao longo de três dias são esperados mais de três mil profissionais, num congresso de referência, que reúne dezenas de oradores nacionais e internacionais que vão apresentar as mais recentes inovações na medicina dentária. O Congresso ocupará uma área superior a 20.000 metros quadrados, entre área científica e a Expodentária Portugal, a maior e mais importante feira nacional de equipamentos e material dentário.

O 31º Congresso da OMD terá como grande objetivo refletir sobre os desafios e metas exortados pela OMS para a saúde oral na próxima década, nomeadamente o seu papel no contexto da saúde sistémica, bem como a universalização do acesso a estes cuidados. O tema central é a relação da medicina dentária com as outras especialidades médicas. Esta edição pretende dar continuidade à agenda ambiciosa da OMD, que aproveitará a presença dos principais representantes da Saúde para dar continuidade ao diálogo e à definição de uma estratégia que coloque em ação a visão reformista para a medicina dentária portuguesa e para os cuidados de saúde oral dos portugueses. Uma estratégia que envolva o ministério da Saúde, a direção executiva do SNS e a OMD na aplicação do investimento do Plano de Recuperação e Resiliência nas três dimensões do setor: público, social e privado.

Programa da Cerimónia de Abertura (18 de novembro, 6ª feira):

  • 12h30: Boas-vindas
  • 12h40: Vídeo sobre a evolução da medicina dentária
  • 12h45: Discurso Presidente da Comissão Organizadora do Congresso
  • 12h55: Discurso do Bastonário
  • 13h05: Discurso do Ministro
  • 13h20: Vídeo do Presidente da República
  • 13h30: Encerramento