Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Quarta, 06 de Outubro de 2021

A história dos 100 anos da descoberta da insulina conta-se na NOVA Medical School

A exposição “Uma Visita à História da Diabetes no Centenário da Descoberta da Insulina” regressa à cidade de Lisboa já a partir do dia 10 de novembro, mais concretamente à NOVA Medical School, e promete dar a conhecer aos visitantes a história do tratamento da diabetes.

A história desta exibição itinerante tem início no antigo Egipto, onde em 1550 A.C. havia já referência a uma doença que se assemelhava à diabetes, e termina em 1921 - o ano da descoberta da insulina.

A inauguração da exposição acontecerá no dia 10 de novembro, às 11h30, e contará com a presença do Professor Doutor Jaime da Cunha Branco (Diretor da NOVA Medical School), da Professora Doutora Paula Macedo (Investigadora Principal do CEDOC - Centro de Estudos de Doenças Crónicas da NOVA Medical School), do Professor Doutor João Filipe Raposo (Professor de Saúde Pública da NOVA Medical School e Diretor Clínico da APDP) e do Doutor Luís Gardete Correia (Membro da Comissão Executiva das Comemorações do Centenário da Insulina e Presidente da Fundação Ernesto Roma).

Nas palavras do Professor Doutor Jaime Branco “É para a NOVA Medical School um privilégio receber a Exposição da história dos 100 anos da Descoberta da Insulina, uma vez que a diabetes é uma das doenças crónicas mais estudadas pelos nossos docentes e investigadores e para o conhecimento da qual temos contribuído. Também para os nossos alunos esta exposição se reveste de grande interesse pedagógico e por isso a acolhemos com tanto prazer.”

“Hoje, através de todo o conhecimento gerado ao longo dos anos, sabemos que a diabetes e as suas complicações não dependem apenas de um fator. A evolução tecnológica tem sido uma aliada na investigação desta condição e para chegarmos onde estamos hoje foram necessários muitos anos de estudos. É por isso que esta exposição é tão interessante quanto fascinante”, refere o Professor Doutor João Filipe Raposo.

A exibição, que pretende percorrer Portugal de norte a sul e iniciou o seu percurso em Lisboa, esteve já presente em cidades como Coimbra, Porto, Braga e Funchal.

Poderá visitar a exposição no átrio de entrada da NOVA Medical School até ao próximo dia 23 de novembro, todos os dias da semana, entre as 9h00 e as 17h00. Para mais informações, consulte www.100anosinsulina.pt.