Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Quinta, 07 de Janeiro de 2021

Academia Virtual Healthcare: formação especializada em telemedicina e plataformas digitais para profissionais de saúde

De 16 de janeiro a 12 de março de 2021, a plataforma digital Virtual Healthcare, projeto de partilha de informação dedicado à telesaúde e que conta com a parceria de várias sociedades médicas e o patrocínio exclusivo da Amgen, vai realizar a sua primeira Academia, uma formação e-learning especializada em telemedicina e plataformas digitais para profissionais de saúde. As inscrições são limitadas e estão abertas até dia 9 de janeiro e podem ser realizadas através do contacto com um representante da Amgen ou a uma das sociedades médicas que a Academia Virtual Healthcare.

Ricardo Ladeiras Lopes, cardiologista e membro do Digital Health Committee da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC) será o coordenador da formação de 20 horas, distribuídas por oito módulos semanais que exploram temas tão variados como: Técnicas de comunicação à distância entre médico-doente; social media e dispositivos móveis; plataformas e ferramentas de telemedicina; como iniciar um projeto de teleconsulta; técnicas de medição; ou contexto legal da telesaúde.

No final de cada módulo haverá uma avaliação e no final os profissionais de saúde que participem na Academia e que concluam com sucesso todos os módulos receberão um certificado com o reconhecimento das sociedades médicas que apoiam esta formação.

A telemedicina já era vista há algum tempo como uma ferramenta muito importante no futuro dos cuidados de saúde, mas a pandemia veio acelerar a sua implementação. É muito importante conhecer a tecnologia, os seus benefícios e também as regras a cumprir aquando da sua utilização e esta Academia propõe-se a disponibilizar informação para que os participantes adquiram estes conhecimentos de uma forma prática e rápida”, destaca Ricardo Ladeiras Lopes, coordenador da Academia Virtual Healthcare.

Tiago Amieiro, diretor-geral da Amgen Biofarmacêutica em Portugal, sublinha: “Nos últimos anos temos assistido uma evolução sem precedentes no que diz respeito às tecnologias da saúde e a pandemia da Covid-19 obrigou governos e profissionais de saúde a reequacionar o tipo de acompanhamento que é dado aos doentes, bem como as formas mais sustentáveis de dar respostas na área da saúde. Os profissionais de saúde tiveram de se adaptar e aumentar a sua atividade no mundo digital, mas para que esta mudança seja feita de forma sustentada e consciente, é importante capacitar todos os intervenientes, de modo a que aproveitem o potencial destas ferramentas no exercício da sua prática clínica. É isso que pretendemos fazer com esta Academia Virtual Healthcare e com a plataforma Virtual Healthcare, que conta já com seis meses de existência.” Seis meses de disponibilização de informação, formação e partilha no âmbito de áreas como a Telemedicina, Ferramentas Digitais, E-Consulta e E-health, através da realização de: 9 webinars, que contaram com 26 oradores e moderadores e cerca de 700 participantes; 5 podcasts; 2 guias práticos e mais de 10 artigos, conteúdo disponível em virtualhealthcare.pt.