Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Sexta, 03 de Novembro de 2023

Assembleia da República acolhe debate sobre estratégias para melhorar o acesso aos cuidados de saúde em dermatologia

No próximo dia 06 de outubro terá lugar, no Auditório António de Almeida Santos, na Assembleia da República, a apresentação do estudo, Dermatite atópica: melhorar o acesso dos doentes aos cuidados de saúde em dermatologia, centrado na realidade portuguesa. A apresentação do estudo estará a cargo do especialista Pedro Mendes-Bastos, dermatologista no Centro de Dermatologia de Lisboa.

A apresentação do estudo será o ponto de partida para um debate sobre estratégias para melhorar o acesso aos cuidados de saúde em dermatologia, que irá reunir especialistas na área, associações de doentes e deputados da Assembleia da República.

O estudo foi desenvolvido por um grupo de oito especialistas, Tiago Torres (Centro Hospitalar Universitário de Santo António), Margarida Gonçalo (Centro Hospitalar Universitário de Coimbra), Maria J. Paiva-Lopes (Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central), Cristina Claro (Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental), Paulo Varela (Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho), João M. Silva (Centro Hospitalar de Lisboa Norte), Ana Cordeiro (Centro Hospitalar Lisboa Central), e Pedro Mendes-Bastos (Centro de Dermatologia de Lisboa), e teve como objetivo a caracterização das necessidades dos doentes e discutir medidas tendentes a melhorar os cuidados de saúde em Dermatologia, particularmente nos casos de doença moderada a grave.

Programa da Sessão:

15h00 – Sessão de abertura (António Maló de Abreu, Presidente da Comissão de Saúde)

15h30 - Apresentação dos resultados do estudo - Dermatite atópica: melhorar o acesso dos doentes aos cuidados de saúde em dermatologia (Pedro Mendes-Bastos, dermatologista)

15h45 – Apresentação: “Psoríase como um caso de sucesso” (Jaime Melancia, Presidente da PSO Portugal – Associação Portuguesa da Psoríase)

16h00 – Debate: Estratégias para melhorar o acesso a cuidados de saúde

Painel: Pedro Mendes-Bastos (Dermatologista); Maria João P. Lopes (Dermatologista); Joana Camilo (Presidente ADERMAP, Associação Dermatite Atópica Portugal); Jaime Melancia (Presidente PSO Portugal); Rui Melo Lopes (Deputado da Comissão de Saúde); Joana Cordeiro (Deputada da Comissão de Saúde)*

Moderação: Joana Sousa (MOAI Consulting)

17h00 – Conclusões finais (Joana Sousa, MOAI Consulting)

17h15 – Sessão de Encerramento (Joana Camilo, Presidente ADERMAP)

*a confirmar

Em Portugal, estima-se que a Dermatite Atópica afete ~ 360,000 doentes, dos quais 70,000 têm a doença moderada a grave1. Trata-se de uma doença inflamatória crónica da pele caracterizada por prurido, secura da pele com descamação, eritema, edema, vesiculação, fissuras e liquenificação2. A gravidade da doença é classificada como ligeira, moderada ou grave, dependendo da percentagem da área corporal afetada, a gravidade dos sinais e sintomas e a evolução da doença3. A Dermatite Atópica moderada a grave tem um tem um grande impacto negativo na qualidade de vida dos doentes.

Solicitamos confirmação de presença, para Alexandra Sobreira (+351 96 044 94 10), alexandra.sobreira@float.pt

Referências:

1) Market Research Act One. 2021 (not published)

2) Leung DY, Boguniewicz M, Howell MD, Nomura I, Hamid QA. New insights into atopic dermatitis. J Clin Investig. 2004;113:651-7

3) Saeki H, Furue M, Furukawa F, Hide M, Ohtsuki M, Katayama I, et al. Guidelines for Management of atopic dermatitis. J Dermatol. 2009;36:563-77