Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Sexta, 10 de Novembro de 2023

Associação Portuguesa de Paramiloidose realiza 5º Congresso Internacional e XII Encontro Nacional de Paramiloidose para Técnicos de Saúde

  • 17 e 18 de novembro no Teatro Municipal de Vila do Conde
  • Médicos nacionais e internacionais, técnicos de saúde de diferentes especialidades debatem as manifestações clínicas da doença, o papel do diagnóstico precoce, a importância do tratamento e como a doença evolui
  • Doentes dão o seu testemunho sobre como é viver com paramiloidose

A Associação Portuguesa de Paramiloidose (APP) realiza a 17 e 18 de novembro o 5º Congresso Internacional de Paramiloidose e XII Encontro Nacional de Paramiloidose para Técnicos de Saúde.

O encontro reúne membros da comunidade médica e científica, nacional e internacional, com vista à partilha de conhecimento e de experiências sobre a paramiloidose, como esta se manifesta, como tem evoluído o diagnóstico e qual o papel do acompanhamento médico do doente por parte de diferentes especialidades, como neurologia, cardiologia, oftalmologia, nefrologia, uma vez que a doença pode afetar vários órgãos.

No primeiro dia de trabalho, a Profª. Dra. Teresa Coelho, da Unidade Corino de Andrade do Centro Hospitalar de Santo António, vai abordar o que mudou no paradigma da doença ao longo dos últimos anos, enquanto o Dr. Juan González, do Hospital Sta Lazer de Palma de Maiorca, falará sobre a presença na doença na Península Ibérica e no resto do mundo. E sendo a paramiloidose uma doença genética a Profª. Dra. Carolina Lemos, ICBAS da Universidade do Porto, ajudará a esclarecer o papel da genética clínica no diagnóstico e acompanhamento da doença.

Dando seguimento ao tema do diagnóstico, o programa conta ainda com a participação da Dra. Lucia Galan, do Serviço de Neurologia do Hospital Clínico San Carlos de Madrid, e da Dra. Catarina Campos, CR Paramiloidose Lisboa, CHULN Hospital de Santa Maria, que vão falar sobre o porquê de a doença ser de difícil diagnóstico e a jornada do diagnóstico num doente assintomático, respetivamente.

Reprodução medicamente assistida, amiloidose adquirida pós transplante e testemunho doentes são outros dos temas que fazem parte deste Congresso.

João Miguel Silva, representante da Associação Portuguesa de Paramiloidose, refere “o 5º Congresso Internacional de Paramiloidose é de extrema importância por reunir especialistas de diferentes áreas em torno do debate e da partilha de conhecimento e de experiências no domínio científico e médico sobre a doença, entre outros temas que temas que preocupam quem vive com paramiloidose, pois só assim se consegue evoluir para dar resposta às necessidades dos doentes e das suas famílias”.

O Congresso tem o apoio científico do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria, com coordenação científica da Dra. Isabel Conceição, responsável pelo Centro de Referência de Paramiloidose Familiar de Lisboa.

Programa

A entrada no Congresso é gratuita, mas de inscrição prévia para o email geral@paramiloidose.com