Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR

Candidaturas Abertas ao Programa Gilead GÉNESE 2021

Encontram-se abertas, a partir do dia 5 de abril, as candidaturas à edição de 2021 do Programa Gilead GÉNESE que deverão ser submetidas online através do website oficial www.gileadgenese.pt, até ao dia 1 de junho de 2021. O Programa Gilead GÉNESE apoiará candidaturas, com Bolsas de até 40.000 euros por projeto, em 4 áreas terapêuticas:

  • Hemato-oncologia
  • Hepatites virais crónicas
  • Infeção VIH/SIDA
  • COVID-19

A grande novidade desta edição é a inclusão da área terapêutica da COVID-19. O contexto pandémico em que vivemos e a necessidade sentida de geração de evidência, nomeadamente estudos epidemiológicos e resultados em saúde (long-term COVID-19, saúde mental, mortalidade e impactos noutras patologias), foram determinantes para a inclusão desta nova área terapêutica.

Nesta 7ª edição, o Programa Gilead GÉNESE conta, mais uma vez, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência, o Presidente da República, sendo assim reconhecida a importância desta iniciativa, uma das mais relevantes a nível nacional.

Decorridas seis edições do Programa Gilead GÉNESE é legítimo afirmar que esta iniciativa espelha a importância de gerar mais e melhor conhecimento que pode ser aplicado de forma efetiva. Esta ambição é confirmada pelo número de projetos viabilizados desde a 1ª edição do Programa Gilead GÉNESE - 277 candidaturas submetidas e 45 projetos de investigação e 31 iniciativas de intervenção comunitária apoiadas, no montante global de 1.67 milhões de euros.

Na sua componente Investigação, o Programa Gilead GÉNESE terá como foco as seguintes áreas de projeto, resultados em saúde, investigação com aplicação clínica e tecnologia ao serviço da saúde. Na vertente Comunidade, o Programa Gilead GÉNESE irá abranger projetos sobre qualidade de vida, diagnóstico e participação cívica e cidadania.

O Programa Gilead GÉNESE foi criado em 2013 pela Gilead Sciences com a ambição de incentivar a investigação, a produção e a partilha de conhecimento científico a nível nacional, e de viabilizar iniciativas que conduzam à implementação de boas práticas no acompanhamento dos doentes. Constitui hoje um dos maiores programas de responsabilidade social corporativa na área da saúde em Portugal.

Em 2020, o Programa Gilead GÉNESE foi cancelado, tendo o valor das Bolsas não atribuídas sido canalizado para o reforço do Programa Local de Responsabilidade Social contribuindo para aliviar o impacto da pandemia junto das instituições de saúde e das populações mais vulneráveis.

Mais informações sobre o Programa Gilead GÉNESE, nomeadamente Regulamento, Constituição da Comissão Consultiva e Constituição das Comissões de Avaliação poderão ser obtidas no site www.gileadgenese.pt.