Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Sexta, 10 de Fevereiro de 2023

CHUC assinala Dia Mundial do Doente

Comemora-se no dia 11 de fevereiro, o Dia Mundial do Doente, data que foi instituída em 1992 pelo Papa João Paulo II e visa sensibilizar a sociedade, em geral, para a necessidade de apoiar e ajudar todas as pessoas doentes.

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) promove algumas iniciativas para sinalizar a efeméride. O Gabinete de Humanização Hospitalar dirigiu uma mensagem de esperança para assinalar esta data e alargou a possibilidade de o doente poder estar acompanhado por duas visitas, se as circunstâncias específicas o permitirem, no período das 14h às 18h de sábado, dia 11 de fevereiro. Neste mesmo dia, haverá celebração da eucaristia pelas 11,30h, na capela dos Hospitais da Universidade de Coimbra, para os doentes que queiram e possam estar presentes.

O Grupo de "Literacia para a Segurança dos Cuidados de Saúde de Enfermagem" do CHUC associa-se a esta efeméride, que este ano tem enfoque na garantia do acesso a cuidados de saúde de qualidade, com a publicação do e-book[i] "Literacia em Saúde, Um desafio Emergente - A Literacia em saúde e a qualidade dos cuidados em Enfermagem" reconhecendo, assim, a temática da Literacia em Saúde como uma das determinantes fundamentais para este propósito.

Neste Dia Mundial do Doente, o CHUC deixa uma mensagem de esperança e solidariedade a todos os doentes e o desejo de rápidas melhoras. Congratula-se, também, com os profissionais de saúde que todos os dias prestam cuidados de saúde ao doente, tendo como valor principal a humanização e o respeito pela Pessoa.

[i] Disponível a partir de dia 11.fev. no link

http://www.chuc.min-saude.pt/paginas/media/edicoes.php