Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Terça, 18 de Outubro de 2022

Cientista premiada que descobriu o número de neurónios do cérebro humano está em Portugal

A Professora Suzana Herculano-Houzel (Vanderbilt University, USA), a convite do Ispa – Instituto Universitário, está em Portugal para uma conferência focada no tema From a demand-based to a supply-limited view of brain energetics, na qual apresenta evidências sobre a função cerebral e sua evolução. Esta palestra, em formato de aula aberta, irá realizar-se quarta-feira, dia 19 de outubro.

A neurocientista brasileira Suzana Herculano-Houzel é conhecida pela quantificação do número de neurónios do cérebro humano. Foi a primeira cientista a determinar que o cérebro humano tem cerca de 86 mil milhões de neurónios e não 100 mil milhões como se julgava. Do seu trabalho de investigação destaca-se ainda a evidência de que foi a invenção dos alimentos cozinhados pelos nossos antepassados que permitiu aos seres humanos desenvolverem um cérebro maior que o dos primatas, uma vez que os alimentos cozidos produzem mais energia metabólica.

Professora universitária e bióloga, escreve artigos científicos, alguns premiados, e é autora dos livros A Vantagem Humana (2016) e Fique de Bem com seu Cérebro (2007), entre outros seis títulos generalistas publicados em português, sobre neurociência e vida quotidiana, com mais de 80.000 exemplares vendidos.

Suzana Herculano-Houzel e o anfitrião desta conferência, Rui Oliveira (Professor Catedrático de Neurociências e Presidente do Conselho de Administração do Ispa), estarão disponíveis para entrevistas.

Esta iniciativa surge no âmbito dos cursos de Mestrado em Neurociências Cognitivas e Comportamentais e Mestrado em Neuropsicologia do Ispa– Instituto Universitário, que integram a conferência nas suas atividades letivas.

AULA ABERTA

19 de outubro | 17h30 às 19h00

Sala de Atos, Ispa – Instituto Universitário

Entrada livre

Título: From a demand-based to a supply-limited view of brain energetics

Palestrante: Suzana Herculano-Houzel (Vanderbilt University, USA)

Host: Rui Oliveira (Ispa – Instituto Universitário)

Resumo:

The brain is an expensive organ, which is usually attributed to the energetic "needs" of the excitable neuronal cells that compose it. This talk presents evidence that brain function should be considered differently: as an economy that is limited by the rate at which energy is supplied by the microvasculature, with implications for brain physiology, development, and evolution.


Sobre o Ispa – Instituto Universitário

Pioneiro na área da psicologia em Portugal, o Ispa tem 60 anos de história e excelência no ensino superior e na investigação científica. Conta atualmente com três escolas: Psicologia, Biociências e Educação.

Estas três grandes áreas de estudo refletem a excelência do projeto pedagógico e científico, a elevada qualificação do corpo docente, a dinamização de projetos (nacionais e além-fronteiras) em nome próprio e em parceria, e o trabalho contínuo em prol das ciências psicológicas, sociais e da vida - resultando num elevado reconhecimento pelo mercado de trabalho e elevadas taxas de empregabilidade.