Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Terça, 07 de Setembro de 2021

Conferência internacional debate saúde mental, neurociências e responsabilidade social

“Affect, Personality and Embodied Brain” “APE2021” é o nome da 2ª edição da conferência online, organizada em conjunto com o APE Research Group da Nottingham Trent University (Reino Unido) e o Laboratório de Neurociências (HNL) da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto. O objetivo é reunir profissionais e investigadores de vários continentes que trabalham em áreas relacionadas com a personalidade e a neurociência afetiva e, por sua vez, oferecer uma plataforma internacional de suporte para jovens investigadores. O encontro realiza-se online, entre 20 e 22 de setembro.

Nunca se falou tanto sobre o impacto da ciência em todos os sectores da sociedade. É precisamente para debater este e outros temas relacionados que se realizará a conferência internacional “Affect, Personality and Embodied Brain – APE2021”. A realização desta iniciativa surge no seguimento da parceria do HNL com a APE Network – uma plataforma virtual que tem como objetivo reunir investigadores na área das neurociências, de forma a compreender melhor a evolução das neurociências e o impacto na sociedade e, ao mesmo tempo, proporcionar desenvolvimento científico e promover um ambiente de apoio para jovens investigadores onde possam debater e apresentar os seus trabalhos.

Patrícia Oliveira Silva, diretora do Laboratório de Neurociências da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica no Porto explica: “A pandemia foi stressante para todos os setores da sociedade, incluindo para a ciência e para os investigadores em todos os níveis de carreira. No entanto, fazer ciência tornou-se um processo mais interdisciplinar, mais translacional e focado no trabalho em equipa. Ao mesmo tempo, houve um despertar coletivo em torno de questões relacionadas com as colaborações entre diferentes equipas e a formação de jovens investigadores, que também tem que refletir essas mudanças e tornar-se menos linear. E é justamente nesse âmbito que surge o evento APE. Para consolidar um modelo de parceria internacional que não visa apenas a produção científica, mas que também busca oferecer uma plataforma de suporte e protagonismo a esses jovens investigadores.”

Dividido em três grandes áreas científicas – Ciclo de Vida, Saúde Mental e a relação entre Big Data e o Cérebro – vários investigadores de renome nacional e internacional irão falar sobre: “Promover o envolvimento dos jovens e a integração social” (Professora Raquel Matos, diretora da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica); “Por que é que os neurocientistas que estudam perturbações psiquiátricas se devem preocupar com a correlação entre genes e ambiente?” (Professor Essi Viding, division of Psychology and Language Sciences, University College London, UK); “Como prevenir a depressão?” (Professor Michael Berk, da School of Medicine Deakin University, Austrália); “Informática aplicada à decodificação de redes cerebrais e ao diagnóstico de condições clínicas” (Dr. Mufti Mahmud, do department of Computer Sciences, Nottingham Trent University, UK).

Em 2020, o evento contou com mais de 300 participantes de 15 nacionalidades e realizaram-se mais de 50 apresentações orais, workshops e seminários, tendo sido ainda atribuídos 10 prémios aos melhores trabalhos. O grande objetivo é o de proporcionar uma experiência estimulante de partilha de conhecimento através de um meio interativo virtual.

Para mais informações consultar: https://www.fep.porto.ucp.pt/en/apemeeting