Conferência ZOOBIQUITY uma nova palavra no dicionário - uma nova abordagem na saúde
A palavra não existia mas a cardiologista Barbara Natterson-Horowitz e a escritora científica Kathryn Bowers apelidaram de zoobiquity||zoobiquidade à forma como a uniformidade animal e humana pode ser usada para diagnosticar, tratar e curar pacientes de todas as espécies.
Neste contexto, surgiram as Conferências Zoobiquity - eventos transdisciplinares que reúnem peritos em Medicina humana e Medicina veterinária, Biologia da vida selvagem, Conservação e biologia evolutiva e Ecologia comportamental que, de forma colaborativa, respondem aos desafios da investigação, da clínica e saúde pública, criando uma maior consciencialização sobre a natureza da saúde e da doença.
A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) e a Ordem dos Médicos (OM) estão a organizar a primeira Conferência Zoobiquity em Portugal, que irá decorrer no dia 4 de julho de 2022, na sede da Ordem dos Médicos, em Lisboa e que tem como tema central Female Health Across the Tree of Life - A Saúde Feminina através das Espécies.
Ao longo do dia, vão ser debatidas novas abordagens para encontrar soluções inovadoras para os problemas mais desafiadores da saúde física e mental, até à mudança social.
Existirá ligação entre Violência Doméstica e Violência sobre os Animais?
Esta será uma das questões levantadas na conferência; a ameaça das doenças cardiovasculares, o cancro, a fertilidade são outros temas em que humanos e animais não humanos partilham vulnerabilidade; no entanto, a colaboração entre os campos humano e animal tem sido limitada.
A conferência vai, por isso, contar com a presença de especialistas nacionais e internacionais nas referidas áreas e que juntos pretendem encontrar e entender estas e outras vulnerabilidades que partilhamos com outras espécies, para depois traduzir essas informações em estratégias de prevenção, controlo e tratamento para melhorar a vida de humanos, dos outros animais e do planeta.
No período da tarde, será realizada uma visita ao Museu de Ciência e História Natural e à exposição Illustrare: viagens da ilustração científica em Portugal - seguida por uma conversa acerca da diapausa, cancro da mama, contaminação ambiental, fertilidade e lactação através das espécies e recorrendo a espécimes que existem no Museu; esta conversa decorre no Amphiteatro & Laboratório Chimico onde será depois lançada a versão portuguesa do livro Zoobiquity/Zoobiquidade com a presença das autoras Barbara Natterson-Horowitz e Kathryn Bowers.