Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Quinta, 12 de Maio de 2022

Dia da Saúde Periodontal - Doença das gengivas afeta metade dos adultos

O Dia da Saúde Periodontal é assinalado a 12 de maio (quinta-feira), em várias cidades, com a distribuição de 3.000 kits de higiene oral. A Sociedade Portuguesa de Periodontologia e Implantes (SPPI) alerta para os perigos da doença das gengivas terminar em perda de dentes e para a sua associação com outras patologias que podem encurtar a vida.

A periodontite é a sexta doença mais comum a nível mundial e está associada a outras patologias podendo contribuir para encurtar a vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde, metade dos adultos sofre de problemas nas gengivas e Portugal não é exceção. Para combater a doença periodontal, médicos dentistas da área da periodontologia vão estar nas ruas de Lisboa, Porto e Coimbra, a 12 de maio - Dia da Saúde Periodontal, a promover a importância da Saúde Oral integrada na Saúde Geral, distribuindo kits de higiene oral.

A periodontite pode estar associada a outras doenças sistémicas. A presença de bactérias leva a que, por um lado, algumas passem para a corrente sanguínea, por outro, as substâncias produzidas pelas bactérias e pelo processo inflamatório possam ter influência nos diferentes órgãos. Por exemplo, a periodontite não tratada pode influenciar o controlo da diabetes e aumentar o risco para sofrer de doenças cardiovasculares” explica Susana Noronha, presidente da Sociedade Portuguesa de Periodontologia e Implantes (SPPI).

Além das gengivas inchadas e sangrantes, os sinais de periodontite podem incluir dentes a abanar, mau hálito, mau sabor e perda de dentes. Para explicar estes e outros detalhes associados à saúde gengival, a SPPI preparou uma ação de sensibilização e esclarecimento à população. Serão distribuídos 3.000 kits de higiene oral (ver imagem em anexo) nas ruas de Lisboa, Porto e Coimbra, até porque, de acordo com um estudo da marca Parodontax, 53% dos portugueses sofre de problemas nas gengivas e 16% desse grupo não faz qualquer tratamento1.

O kit inclui uma escova de dentes e a nova pasta dentífrica Parodontax Gengivas + Sensibilidade & Hálito. Composta com Fluoreto de Estanho e Zinco, a nova pasta permite a remoção das bactérias e purificação do hálito, e forma uma camada protetora nas áreas sensíveis dos dentes”, explica Susana Cruz – Farmacêutica Responsável pela Interação com os Profissionais de Saúde.

“As doenças periodontais tratam-se através da eliminação da causa, ou seja, da placa bacteriana. O tratamento tem como principal objetivo eliminar as bactérias e ensinar e motivar o doente para as técnicas de higiene oral que permitam manter os resultados obtidos, prevenindo a recidiva e controlando a doença”, detalha a presidente da SPPI.

Localizações: (Entre as 9h e as 13h)

Lisboa - Saídas das estações de metro do Marquês Pombal e Cais do Sodré

Porto – Saídas da estação de metro da Trindade

Coimbra - Entrada da Rua Ferreira Borges e Mercado Municipal

- Susana Noronha, Presidente da SPPI, está disponível para esclarecer, através de entrevista, todas as dúvidas sobre a doença, assim como alertar a população para os sintomas e riscos associados.

Em caso de suspeita de acontecimento adverso contactar o Departamento de Farmacovigilância da GlaxoSmithKline. Telf: +351 21 412 95 00. PM-PT-PAD-22-00033 – 05/22