I Jornada de Identidade. Quem somos? A urgência de uma resposta
Numa época em que os problemas de saúde mental afetam uma grande fatia da população portuguesa, com consequências gravosas para o desenvolvimento psicossocial de toda a sociedade, as Irmãs Hospitaleiras, especialistas em saúde mental e com uma presença em Portugal, continente e Ilhas há 129 anos, realizam no auditório das Irmãs Hospitaleiras Lisboa, Clínica Psiquiátrica de São José a I Jornada de Identidade no dia 21 de Novembro.
Quem somos e como é que isso afeta o nosso modo de tratar a saúde mental dos que nos procuram, é a resposta que procuramos dar com esta Jornada. A doença mental não define a pessoa, o que a define é a sua humanidade é o ponto de partida para a reflexão.
Ao Longo do dia vamos refletir sobre:
10H00 Porquê a identidade, hoje? - Com António Martins (membro do Grupo de Trabalho do Serviço de Pastoral para as Pessoas com Deficiência, da Conferência Episcopal Portuguesa. Colabora com a Capelania do Hospital de Santa Maria e a Pastoral da Saúde) , Alfredo Teixeira (Doutor em Antropologia (especialização em Antropologia Política) pelo Instituto de Ciências do Trabalho e Empresa) e Paula Loureiro (Psicóloga das Irmãs Hospitaleiras da Idanha).
11H45 A vulnerabilidade que nos revela o outro como dom - Com a apresentação de Francesc Torralba (doutorado em Filosofia, Teologia, Pedagogia, História, Arqueologia e Artes Cristãs e consultor do Papa Bento XVI no Pontifício Conselho para a Cultura da Santa Sé.), e com o comentário de Lurdes Martins (Docente e investigadora nas áreas de enfermagem Médico Cirúrgica, Cuidados Paliativos e Humanização em Saúde e Membro Conselheira do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida).
14H30 Hospitalidade: beleza de um carisma - Com Luís Figueiredo Rodrigues (mestre em Ciências da Educação, com especialidade em Pedagogia do e-Learning), Susana Martins Silva (responsável pelo noviciado internacional, uma “aldeia global”, com Irmãs de diferentes nacionalidades e culturas, na Casa de Saúde Rainha Santa Isabel, Irmãs Hospitaleiras Condeixa-a-Nova), António Pacheco Palha (docente universitário desde 1964 na Faculdade de Medicina do Porto e é Professor Catedrático tendo sido regente da disciplina de Psiquiatria e Saúde Mental nos últimos 15 anos do Curso Médico da FMP).
16H00 Rostos de Hospitalidade - Com Ana Garcia (mestre em Acessibilidade Universal e Desenho para Todos, desenvolve a marca Accessible Portugal, na promoção do Turismo para Todos, com especial foco nas pessoas com necessidades de acessibilidade), Ghufran Shlash (refugiada afegã) e Pedro Varandas (psiquiatra, diretor clínico das Irmãs Hospitaleiras Idanha | Sintra, e das Irmãs Hospitaleiras Lisboa, Clínica Psiquiátrica de S. José, dois principais hospitais psiquiátricos de Lisboa).
Programa e outra informações em: https://irmashospitaleiras.pt/jornada-identidade/