Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Quinta, 04 de Maio de 2023

Livro “As avarias na Fábrica de Energia” é lançado na próxima segunda-feira no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

Na próxima segunda-feira, dia 8 de maio, pelas 11 horas, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra vai acolher o lançamento do livro "As avarias na Fábrica de Energia", escrito pela professora e investigadora da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC), Manuela Grazina.

A nova obra de comunicação de ciência pretende levar os leitores numa aventura pelo mundo das mitocôndrias, as fábricas de energia do corpo humano, apresentando conceitos científicos de forma acessível e cativante sobre doenças raras que afetam em particular estas “centrais energéticas” das células humanas, como é o caso da Neuropatia Ótica Hereditária de Leber (LHON).

O livro foi desenvolvido no âmbito do projeto de comunicação de ciência “Mit.OnOff”, financiado pelo Fundo EEA Grants Portugal, que juntou a Universidade de Coimbra (UC) e a Universidade de Bergen (Noruega) com o objetivo de divulgar e promover o conhecimento científico sobre as mitocôndrias, destacando a sua importância para a saúde e o bem-estar, e fomentando a literacia científica na sociedade.

«Estamos muito entusiasmados com a apresentação deste livro, que resulta de um trabalho colaborativo multidisciplinar e transnacional. É uma oportunidade única de divulgar o conhecimento científico de forma acessível e atrativa para todas as idades, despertando o interesse pela ciência desde cedo. A publicação deste livro concretiza um sonho meu de 10 anos para disponibilizar gratuitamente um instrumento de comunicação de ciência, que se reveste de grande importância para educadores, profissionais de saúde, para os doentes e seus familiares, como ferramenta de literacia em ciência e saúde, na área das doenças mitocondriais, que são raras, mas de grande impacto. Pretende-se dar voz aos doentes através da Ciência», afirma a autora do livro e líder do projeto “Mit.OnOff”, Manuela Grazina.

O lançamento do livro vai contar com a presença de Manuela Grazina; de Laurence Bindoff, neurologista e professor da Universidade de Bergen e parceiro do projeto na Noruega; de Delfim Leão, vice-reitor da UC para a Cultura, Comunicação e Ciência Aberta; de Paulo Trincão, diretor do Museu da Ciência da UC; de Carlos Santos, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC); de Manuel Teixeira Veríssimo, presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos; de Luís Pereira de Almeida, presidente do CNC-UC; de Luísa Diogo, coordenadora do Centro de Referência de Doenças Hereditárias do Metabolismo do CHUC; de Carlos Robalo Cordeiro, diretor da FMUC; e de Inês Prazeres, ilustradora do livro.

Na sessão vão ser distribuídos gratuitamente exemplares do livro, que será futuramente distribuído pelo país.

A participação no evento é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do formulário https://bit.ly/3LvJxBC.

Mais informações sobre o projeto “Mit.OnOff” em https://bit.ly/3HaXSkv.

Fotografia da equipa UC do projeto “Mit.OnOff” (da esquerda para a direita: Marta Simões, Maria João Santos, Manuela Grazina, Sara Martins, Sara Amaral, Beatriz Neves e Carolina Caetano).