Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Terça, 07 de Setembro de 2021

Prémio HINTT regressa em 2021 para premiar as soluções mais inovadoras na área da Saúde

Dia 7 de outubro de 2021, realizar-se-á a 5ª edição do HINTT – Maturidade Digital, no Pavilhão do Conhecimento, sob o tema e-Health: Sci-fi or Pure Reality?, evento organizado pela multinacional Glintt. O Prémio HINTT é uma iniciativa que visa reconhecer e divulgar as melhores práticas de adoção das TIC na área da saúde, que têm como objetivo melhorar a segurança do cidadão, apoiar a decisão clínica e a eficiência global.

Nesta 5ª edição, o HINTT pretende explorar o impacto que as novas tecnologias estão a ter na área da saúde e na forma como este setor está a agir enquanto ator principal na criação de um melhor bem-estar para a sociedade. Neste sentido, irão ser abordados diversos temas como a reforma dos sistemas de saúde em resposta aos desafios da medicina personalizada; o poder revolucionário da inteligência artificial e da telessaúde no futuro da prestação de cuidados de saúde; a incorporação da tecnologia na prevenção e tratamento da doença; o hospital do futuro e quais os novos modelos de financiamento para o setor da saúde; as implicações éticas das novas tecnologias em saúde e a promessa de uma medicina mais preventiva e preditiva. E, para tal, a Glintt convidou um dos melhores speakers da área da tecnologia, inovação e saúde: Anton Musgrave, um Futurista e estratega, com o tema: Colliding Worlds – Exponential Opportunities.

Por outro lado, com um foco constante na melhoria das condições de saúde do cidadão, as entidades que se candidatam ao Prémio HINTT têm o grande objetivo de inovar na Saúde. Este prémio será, assim, entregue ao vencedor de cada uma das quatro categorias: Startup Innovation; Clinical Outcomes; Patient Safety e Value Proposition.

Filipa Fixe, Administradora Executiva da Glintt, afirma que o Prémio HINTT – Maturidade Digital “é uma montra para premiar a excelência do que de melhor se faz em Portugal na área da saúde e do bem-estar. Portugal tem recursos humanos altamente qualificados para o desenvolvimento de ideias inovadoras e com grande capacidade disruptiva face ao que existe hoje em dia”. A Administradora Executiva da Glintt refere ainda a importância da multidisciplinaridade das equipas nas últimas edições do projeto “não temos somente médicos, enfermeiros e farmacêuticos, temos equipas que têm competências nas áreas da engenharia, da programação, das tecnologias emergentes, da psicologia e das ciências sociais – muito importantes, uma vez que a mudança tecnológica para existir necessita de uma mudança cultural e de processos”.

O HINTT, desde a sua primeira edição, tem vindo a comprovar constantemente que a junção da tecnologia ao setor da saúde é o mote para existir mais equidade a custos controlados e melhores resultados em saúde. Portugal reúne todas as condições para que a evolução ocorra dentro das unidades de saúde, mas, para tal, é necessário que se incentive e se aposte em ideias disruptivas e em novos projetos. Todas estas candidaturas (re)afirmam o potencial que existe em Portugal.

Como membros do júri, o HINTT vai contar com José Martins Nunes, primeiro presidente do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra; Nuno Sousa, neurorradiologista e presidente da Escola de Medicina da Universidade do Minho; Ana Paula Martins, bastonária da Ordem dos Farmacêuticos; Jorge Penedo, cirurgião e vice-presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos; e António Ferreira, médico do Centro Hospitalar Universitário de São João (Medicina Interna) e Presidente da Comissão Nacional para os Centros de Referência.

Para mais informações e consulta do regulamento, aceda a hintt.glintt.com. Saiba tudo sobre as edições anteriores do HINTT e do Prémio HINTT neste site dedicado ao evento.