Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Terça, 26 de Outubro de 2021

Informação sobre estenose aórtica disponível na Tonic App

A propósito do Dia Mundial da Terceira Idade, que se assinala a 28 de outubro, a Medtronic, líder em tecnologia de saúde, vai lançar cinco podcasts sobre estenose aórtica na Tonic App, uma aplicação móvel exclusiva para médicos e com a qual já têm uma parceria em outras 9 áreas terapêuticas. Estes podcasts foram feitos com base nas principais dúvidas da prática clínica diária dos especialistas em medicina geral e familiar e, através das explicações de Pedro Carrilho Ferreira, cardiologista no Hospital de Santa Maria, pretendem alertar os clínicos para a importância de valorizarem os sintomas da estenose aórtica, evitando confusão com problemas relacionados com a idade.

Esta parceria foi criada para disponibilizar informação científica ao processo de decisão clínica e facilitar a referenciação de doentes dos cuidados primários para outras especialidades médicas, englobando já 10 áreas terapêuticas. A Medtronic lidera assim este processo, facilitando a articulação entre os cuidados primários e hospitalares.

“A estenose aórtica afeta cerca de 32 mil portugueses, sendo uma das doenças cardíacas mais comuns, afetando principalmente pessoas acima dos 70 anos. Isto dificulta muitas das vezes o diagnóstico, uma vez que os seus sintomas podem ser facilmente confundidos com consequências da idade avançada. É o caso do cansaço, da dor no peito ou da perda de consciência”, alerta o cardiologista Pedro Carrilho Ferreira, que explica ainda que “estes podcasts servem para apoiar todos os médicos portugueses, evitando desfechos mais graves, uma vez que o diagnóstico precoce é crucial para que seja adotado o tratamento adequado”.

Esta é uma doença fatal se não for detetada a tempo, uma vez que, quando há uma estenose, a válvula aórtica não abre completamente, ficando cada vez mais estreita. Isto impede o fluxo normal do sangue, acabando por limitar os doentes e a sua qualidade de vida.

Quando são detetados os primeiros sintomas, é crucial procurar de imediato um especialista, de forma a que seja realizado um diagnóstico e tratamento de forma atempada. O tratamento desta doença pode passar pelo implante de uma nova válvula cardíaca e pode ser realizado através da cirurgia convencional (peito aberto) ou do tratamento percutâneo (TAVI), uma técnica minimamente invasiva.

A Tonic App disponibiliza informação baseada em fontes científicas e entidades oficiais, que é tratada de forma independente por uma equipa especializada. Esta plataforma é utilizada por mais 21 100 médicos portugueses, e 84 000 médicos em Portugal, Espanha e Itália, e aposta em recursos, como árvores de apoio ao diagnóstico e tratamento, critérios e mapas de referenciação para doenças de difícil diagnóstico e/ou tratamento, conteúdos educacionais para médicos e conteúdos informativos para doentes.