Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Quarta, 25 de Outubro de 2023

Portugal AVC aposta em iniciativas de sensibilização para assinalar o Dia Mundial do AVC

A associação Portugal AVC – União de Sobreviventes, Familiares e Amigos a propósito do Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral), que se assinala a 29 de outubro, promove o lançamento do livro infantil ‘Umas Férias Muito Especiais’, da autoria da médica e escritora Manuela Mota Ribeiro, que através de uma abordagem leve e de fácil compreensão, partilha mensagens importantes que, só por si, podem salvar vidas: a prevenção, os sinais de alerta e a constatação de que há vida depois do AVC! Paralelamente a esta iniciativa, a Portugal AVC tem também ainda a decorrer a segunda edição do Prémio de Jornalismo ‘O AVC (Acidente Vascular Cerebral)’ até ao dia 15 de dezembro de 2023.

O lançamento do livro ‘Umas Férias Muito Especiais’ vai decorrer na Escola Básica Sophia de Mello Breyner, em Arcozelo – Vila Nova de Gaia, no dia 30 de outubro às 10h00. Este projeto foi desenvolvido pela associação Portugal AVC, com o apoio do Instituto Nacional para a Reabilitação. “É uma história que nos transporta para uma praia maravilhosa, numa ilha muito bonita, onde a serenidade, a curiosidade, a surpresa, a alegria, a partilha e os afetos se misturam com a beleza dos diferentes tons do céu e do mar”, segundo palavras da autora.

Quanto à segunda edição do Prémio de Jornalismo ‘O AVC (Acidente Vascular Cerebral)’, destina-se a todos as peças jornalísticas realizadas sobre este tema entre 29 de outubro de 2022 e 30 de novembro de 2023. O objetivo deste prémio, que conta com o apoio da farmacêutica Bayer, é destacar os trabalhos realizados a nível nacional, em especial os que abordem a continuidade da vida de pessoas que sofreram um AVC. As candidaturas devem ser entregues à Portugal AVC através do email: info@portugalavc.pt. Os vencedores serão anunciados até janeiro de 2024.

Existem três categorias de trabalhos jornalísticos elegíveis à participação no prémio: televisão, rádio e imprensa (papel e/ ou digital) com um valor de 1.250€ atribuído a cada uma delas. Existirá ainda a possibilidade de ser atribuído um prémio adicional no valor de 750€ ao trabalho mais bem avaliado pelo júri, de acordo com os critérios definidos para avaliação, qualquer que seja o meio de difusão.

“A Portugal AVC quer assinalar este Dia Mundial do AVC lembrando os cuidados a ter para diminuir as hipóteses de acontecer (antes de mais, o exercício físico e os hábitos alimentares), os sinais de alerta e a importância de uma atuação o mais célere possível (ligue, de imediato, 112!), que é fundamental em todas as idades. Bem como a relevância de uma reabilitação multidisciplinar e adequada, e a existência de uma vida pós-AVC. É neste contexto que fazemos o lançamento deste livro, contribuindo para a literacia em saúde da população, e promovemos novamente um prémio de jornalismo que incentive os media a falarem mais sobre o AVC, a primeira causa de morte e incapacidade em Portugal”, afirma António Conceição, Presidente da Portugal AVC.

Para saber mais sobre a Portugal AVC, consulte: https://www.portugalavc.pt/ e sobre o Regulamento do Prémio aqui.

Sobre a Portugal AVC – União de Sobreviventes, Familiares e Amigos

Associação de âmbito nacional, por e para sobreviventes de AVC, familiares, cuidadores, profissionais de saúde, e outras pessoas e entidades que queiram participar nesta causa.

Tem por objetivo a promoção de iniciativas que visem, por um lado, contribuir para a prevenção do acidente vascular cerebral (AVC) e suas consequências, e, por outro, contribuir para a resposta às necessidades sentidas pelos sobreviventes de AVC, seus familiares, cuidadores, e outros.