Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Quinta, 30 de Março de 2023

Associação Novamente: ação de IRS sem custos pode dar emprego a 10 traumatizados com lesão cerebral

A Associação Novamente tem o objetivo de apoiar traumatizados crânio-encefálicos e as suas famílias, numa missão de melhorar a qualidade de vida de quem sofre deste tipo de traumatismo ao longo da vida.

Através do desenvolvimento de ações de acompanhamento aos traumatizados e de adaptação à nova realidade, bem como da disponibilização de guias gratuitos de apoio às famílias, a organização fundada em 2010 orienta pessoas com lesão cerebral para uma nova vida. Assim, face às limitações que a doença provoca, a Associação Novamente define-se pela procura de respostas a uma situação que parece, à partida, irremediável.

Mas não é. Na verdade, a solução para as vítimas de traumatismo crânio-encefálico está nas mãos de todos os portugueses. A entrega das declarações do IRS começa no dia 1 de abril e cada contribuinte terá o poder de decidir o futuro de 10 pessoas com o traumatismo. Uma simples cruz acompanhada do NIF 509 310 354, no Modelo 3, Quadro 11, Campo 1101, será suficiente para gerar a empregabilidade de 10 pessoas com traumatismo (no caso do IRS ser automático, a consignação realiza-se na área “Pré Liquidação” com o mesmo NIF).

E o mais simples de tudo? Esta ação não implica qualquer custo para os contribuintes. O valor já terá sido pago ao Estado e não interfere com o acerto. O Estado abdicará apenas de 0.5% do valor de impostos que cada contribuinte terá de entregar, canalizando-o para a Associação Novamente.

De forma rápida, gratuita e eficiente, cada português tem a oportunidade de não deixar que o futuro de 10 pessoas fique à distância de uma cruz. Os traumatismos crânio-encefálicos ainda não fazem parte das prioridades dos contribuintes e a sua projeção mediática ainda é reduzida, mas quem vive o tema de perto sabe que os acidentes não acontecem apenas aos outros. Assim, a iniciativa da Associação Novamente pretende alertar a sociedade para a importância que o seu apoio é capaz de adquirir, bem como promover a reintegração social de pessoas que nalgum momento da sua vida deixaram de ter uma vida ativa.

Sobre a Novamente

A Associação novamente nasceu pelas mãos de Luiz, Pai de Luís Miguel que, numa tarde a praticar horseball sofre uma queda do cavalo, provocando-lhe um traumatismo crânio-encefálico grave aos 29 anos. As suas vidas ficaram suspensas por não encontrarem respostas para esta que seria uma nova vida para toda a família.

Assim, juntou-se a familiares, amigos e médicos ligados à problemática do traumatismo crânio-encefálico e, em 2010, criou a Associação Novamente – Apoio aos Traumatizados Crânio-encefálicos e suas Famílias, com o objetivo de trazer respostas a este público-alvo.

Hoje, a Associação Novamente é uma entidade de referência nacional, que dá apoio a cerca de 500 famílias por ano (incluindo outras lesões cerebrais adquiridas), através de diversos serviços.