Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR

Bial reforça plataforma de apoio para doentes de Parkinson

BIAL desenvolveu uma nova área no seu site Keep it ON, dedicado à doença de Parkinson. Esta nova área é lançada simbolicamente no âmbito do Dia Mundial da Doença de Parkinson 2021, que se assinala este domingo, 11 de abril, e tem como objetivo apoiar as pessoas que vivem com a doença de Parkinson a manterem-se ativas e saudáveis e ajudar na gestão da sua condição.

Em colaboração com a Associação Europeia da Doença de Parkinson (EPDA), e com especialistas em nutrição, voz e cognição, a nova área da plataforma BIAL vai abranger quatro vertentes fundamentais para o bem estar das pessoas que vivem com a doença:

  1. Nutrição: A Nutricionista Diana Miranda explica nos seus vídeos a importância da hidratação e fornece dicas na gestão de sintomas comuns na doença de Parkinson, como por exemplo a obstipação. A página também apresenta vídeos do chef Fábio Bernardino com receitas recomendadas para pessoas que vivem com esta condição.
  2. Exercício: Vídeos com a fisioterapeuta Josefa Domingos da EPDA com exercícios desafiantes e envolventes para as pessoas com doença de Parkinson fazerem em casa.
  3. Voz: Exercícios de voz com a terapeuta da fala Rita Cardoso para melhorar as capacidades de comunicação, visto ser importante que as pessoas com esta condição continuem a manter a sua vida social e estarem integradas na sociedade.
  4. Cognição: As pessoas com doença de Parkinson devem fortalecer as suas competências cognitivas e manterem a sua mente ativa com exercícios e jogos mentais desenvolvidos por Isabel Araújo.

Apesar de existir muita informação disponível em torno de temas como a alimentação ou actividade física, as pessoas com doença de Parkinson têm necessidades específicas no que concerne à nutrição e exercícios, e todos os conteúdos desta plataforma foram desenhados para dar resposta a estas necessidades.

De acordo com Josefa Domingos e John Dean, Membros da Direcção da EPDA e fisioterapeutas: “Acreditamos em exercitar de forma diferente. Ao combinar o movimento, a voz e a cognição, pode-se replicar melhor e consequentemente melhorar as atividades diárias na doença de Parkinson”.

Para Rui Sobral, Diretor do Departamento Global da Doença de Parkinson da BIAL: “A criação de uma nova área de treino apoia o nosso compromisso de melhorar a vida das pessoas com doença de Parkinson em todo o mundo. Trabalhar com parceiros especialistas é crítico para assegurar que os recursos que criamos fazem realmente a diferença para as pessoas com doença de Parkinson, ajudando-as a seguir uma dieta saudável, e a manterem-se em movimento e ativas todos os dias.”

Mais informação sobre a nova área de treino com tutoriais, vídeos, dicas, receitas e jogos está disponível em https://www.bial-keepiton.pt/area-de-treino/. Esta área vai continuar a ser atualizada, depois do Dia Mundial da Doença de Parkinson, com novos conteúdos.

Desde 2017 que BIAL desenvolve campanhas globais associadas ao Dia Mundial da Doença de Parkinson. O objetivo é sensibilizar a população para esta doença e a forma como afeta as pessoas que, direta ou indiretamente, por ela são atingidas. Os filmes já realizados, com mais de 1,2 milhões de visualizações, também pretendem ilustrar como algumas das limitações associadas à doença podem ser superadas com a compreensão e o apoio de todos.

Filmes da campanha: