Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Segunda, 20 de Setembro de 2021

Como pode a Oftalmologia ajudar na questão da Doença de Alzheimer?

Assinala-se, no dia 21 de setembro, o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer (DA) a causa mais comum de demência e com uma incidência crescente à medida que ocorre o envelhecimento da população.

Esta doença caracteriza-se por um défice cognitivo progressivo, tal como défice de memória, declínio na aprendizagem e afasia. Mas também as queixas visuais são constatações comuns na DA e têm um impacto importante na autonomia e qualidade de vida destes doentes.

A ressonância magnética (RM) tornou-se a ferramenta mais utilizada para a imagiologia cerebral em pacientes com DA, fornecendo informação detalhada sobre a estrutura do cérebro e existem estudos clínicos que sugerem que o processo neurodegenerativo, pode também afetar a retina de pacientes com DA;

“A tomografia de coerência ótica (TCO) é um exame oftalmológico não invasivo que, ao recolher imagens transversais de estruturas da retina, permite a avaliação da integridade do fundo neural, já que a retina representa uma parte periférica do sistema nervoso central.”, afirma o Professor Rufino Silva, Presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia.

Vários estudos anteriores demonstraram que tanto a camada de fibras nervosas da retina peripapilar (à volta da papila ótica) como as medições da espessura macular avaliadas pela TCO eram capazes de detetar a perda neuronal na AD.

“A TCO tornou-se numa ferramenta de diagnóstico generalizada em muitas doenças neurológicas; num dia em que se chama atenção para a DA em particular, é importante sublinhar a importância de consultar regularmente um oftalmologista”, refere o especialista.

Estima-se que o número de pessoas que vivem com demência poderá chegar aos 152 milhões em 2050. Os Médicos Oftalmologistas estão totalmente disponíveis para ajudar a melhorar o dia a dia e a saúde visual destes doentes.