Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Segunda, 10 de Outubro de 2022

CRI de Psiquiatria inicia tratamento pioneiro – estimulação magnética transcraneana (TMS)

O Centro de Responsabilidade Integrada (CRI) de Psiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra vai iniciar no próximo dia 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental, a Estimulação Magnética Transcraneana (TMS), um dos principais métodos físicos não invasivos baseado na geração de um campo eletromagnético para modulação da resposta neuronal de determinada área cerebral.

O CRI de Psiquiatria do CHUC inicia a sua atividade assistencial implementando protocolos de Estimulação Magnética Transcraneana em doentes com quadros clínicos crónicos e refratários de Depressão Major e na Perturbação Obsessivo-Compulsiva, sendo a equipa do CRI de Psiquiatria pioneira nesta intervenção a nível nacional no Serviço Nacional de Saúde.

Através desta técnica (TMS) é possível estimular ou inibir regiões específicas do cérebro, constituindo uma alternativa complementar no tratamento de algumas perturbações psiquiátricas e neurológicas que têm vindo a ser objeto de diversas investigações nas últimas décadas.

As técnicas de estimulação cerebral não invasivas promovem modificações na excitabilidade cortical (quer inibição, quer potenciação), modulam a atividade de redes neuronais e especialmente são promotoras de plasticidade neuronal, indicando o seu potencial efeito terapêutico, com uma vantagem face a outras metodologias que se

realizada dentro dos parâmetros de segurança, praticamente não possui efeitos adversos - pelo contrário, alguns estudos apontam inclusive melhorias em termos de funcionamento cognitivo para além dos efeitos terapêuticos na sintomatologia.

O investimento que o CHUC fez na aquisição desta tecnologia representa o compromisso do Conselho de Administração na Saúde Mental, na criação de projetos inovadores sinalizados pela direção do CRI de Psiquiatria e que permitam novas abordagens terapêuticas, sobretudo em patologias refratárias às terapêuticas convencionais.

Refira-se que os primeiros sinais inequívocos da utilidade clínica desta técnica surgiram em finais de 2008, com a aprovação da primeira terapia por TMS para a Depressão por parte da Food and Drugs Administration (FDA), consolidada pelo mesmo organismo em 2009. Desde então, outras aprovações têm surgido, nomeadamente para o tratamento da Perturbação Obsessivo-Compulsiva.