Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Quinta, 15 de Setembro de 2022

Dia Mundial do Alzheimer assinalado com rastreios cognitivos

Com o objetivo de sensibilizar para a saúde do cérebro e como forma de assinalar o Dia Mundial do Alzheimer, o Atrys Centro Médico Avançado promove, a 21 de setembro, uma sessão gratuita de rastreio para deteção desta doença. A iniciativa vai decorrer nas instalações da instituição durante todo o dia.

Quem passar pelo Centro Médico vai, assim, poder realizar um teste de rastreio que deteta as alterações cognitivas mais comuns na doença de Alzheimer, havendo ainda lugar para uma sessão de monitorização de alterações cognitivas com o Brain On Track® - uma ferramenta online que consiste na realização de testes de forma regular no domicílio e que permite acompanhar a cognição ao longo do tempo.

Além disso, no local serão disponibilizados tablets para a realização de exercícios de estimulação cognitiva; para casa, os participantes vão poder levar folhetos informativos e também cadernos com exercícios para que possam estimular o cérebro.

A Doença de Alzheimer é uma forma de demência; sendo progressiva, provoca a deterioração das funções cognitivas - como a capacidade de memorizar, de ter atenção, de concentração, de falar e de pensar, entre outras.

Este tipo de doenças caracteriza-se pela morte de neurónios em diversas partes do cérebro. Quando a perda de neurónios se acompanha de perda de capacidades, dificilmente se consegue recuperar ou reaprender.

Numa fase inicial, os sintomas da doença podem ser muito leves. Normalmente, os primeiros sinais são lapsos de memória e dificuldade em nomear corretamente objetos do quotidiano. Daí a extrema importância dos rastreios precoces.

Atualmente, não existe um teste específico para identificar a Doença de Alzheimer. O diagnóstico é realizado após uma observação clínica cuidadosa e ponderação de diversos exames complementares.