Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Terça, 02 de Fevereiro de 2021

Projeto PsiQuaren10 lança linha telefónica de apoio psicológico à população

O PsiQuaren10 (lido PsiquarenTena), projeto de apoio psicossocial em tempos de quarentena desenvolvido por alunos do ISPA – Instituto Universitário supervisionados pela Professora Ivone Patrão, avança para uma nova fase de apoio à população através do lançamento de uma linha telefónica que presta apoio psicológico gratuito, numa primeira fase de urgência ou crise.

Até ao momento, a equipa de alunos prestava apoio psicológico de primeira intervenção/crise através de consultas online gratuitas com marcação através do mail psiquaren10@gmail.com. Passará, a partir de hoje, a disponibilizar ainda uma linha telefónica: 910118130, disponível todas as segundas-feiras, das 9h00 às 13h00.

Para a responsável do PsiQuaren10 (ISPA-Instituto Universitário), “este novo passo é importante para estar ainda mais próximo das pessoas, para que percebam que não estão sós num cenário de real pandemia da Saúde Mental a que é preciso prestar atenção”.

A artista Rita Cee juntou-se a este projeto e dá voz ao tema “Let It Out”, lançado nas redes socias (do ISPA, inclusive), em que os efeitos do confinamento nas pessoas é abordado e onde se transmite uma mensagem de esperança relembrando que ninguém está sozinho nesta caminhada.

Formado por 10 alunos do Mestrado em Psicologia da Saúde do ISPA, sob a supervisão da Professora Ivone Patrão e a colaboração de outros docentes deste instituto universitário, o principal objetivo do projeto passa pela promoção do bem-estar através de orientações para a gestão emocional individual e familiar.

O projeto PsiQuaren10 surgiu no momento desafiante do confinamento devido à epidemia da COVID-19, que limitou não só a presença física como levou a ajustes nas rotinas, relações e comportamentos. Através do mundo digital, o projeto definiu várias metas para alcançar o objetivo a que se propôs: transmitir informação relevante sobre o vírus e estratégias eficazes para o ajustamento emocional; fornecer orientações para a promoção de comportamentos saudáveis, de forma a proporcionar o bem-estar psicossocial durante e após o isolamento e realizar consultas online de base psicoeducativa, tendo em conta a evidência científica.

O PsiQuaren10 recebeu o Prémio Boas Práticas Sul 2020 da Ordem dos Psicólogos Portugueses, no Dia Nacional do Psicólogo (4 de outubro de 2020).