Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Quarta, 24 de Novembro de 2021

AICSO lança 19 vídeos informativos para viver com e para além do cancro da mama

Que tipos de cancro da mama existem? Como se vive com cancro da mama avançado? Quais os tratamentos e que tipo de reabilitação e exercício físico se pode fazer? Que opções existem ao nível da reabilitação cognitiva e psicológica e que progressos há no que toca a inovação e investigação? Estas e outras respostas já podem ser encontradas no Canal de Youtube da AICSO onde, a partir de agora, estão disponíveis 19 vídeos informativos que prometem desmistificar a doença.

Em parceria com a Sociedade Portuguesa de Senologia, a Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia (AICSO) gravou 19 pequenos vídeos informativos sobre os diferentes tipos de cancro de mama. Episódios curtos protagonizados por quem diagnostica, gere e acompanha todas as fases de tratamento, mas também por quem vive com e para além da doença.

Uma campanha pela luta contra esta doença e por todos os sobreviventes de cancro da mama que tem como meta a desmistificação da doença. No fundo, chegar a quem recebe este diagnóstico, dotando-o informação clara e precisa, dividida em capítulos curtos como:

  • Quais são os tipos de cancro da mama?
  • Como são feitos os tratamentos – cirurgia, radioterapia, quimioterapia e hormonoterapia.
  • Viver com cancro da mama avançado
  • Tratamento do cancro da mama avançado (vários)
  • Reabilitação física, nutricional, cognitiva e psicológica
  • Inovação e Investigação

”Com esta campanha, pretendeu-se assinalar o Outubro Rosa com materiais informativos credíveis e de entendimento fácil, que ficarão disponíveis para além do mês de Outubro. Acreditamos que uma população informada consegue tomar as melhores decisões com tranquilidade e segurança.”, esclarece Ana Joaquim, vice-presidente da AICSO.

O cancro da mama avançado, ou metastático é um dos temas em destaque. Fala-se de cancro da mama metastático quando a doença se disseminou para além do tumor primário, neste caso na mama, para outras partes do corpo. Porque a doença está, neste caso, avançada, a pessoa terá de viver com ela para sempre, à semelhança do que acontece com outras doenças crónicas.

Felizmente, os progressos científicos e o seu contributo no desenvolvimento de tratamentos permitem que cada vez mais encontremos sobreviventes com cancro da mama metastático a viver uma vida mais longa e de melhor qualidade. O acesso à informação, o apoio e a integração destes sobreviventes na sociedade são essenciais para que tal aconteça.

Sobre a AICSO

A Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia (AICSO) é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2001 com o objetivo de desenvolver e apoiar a formação e investigação em cuidados de suporte em oncologia. Tem vindo a ser progressivamente ampliando e a sua área de atuação consolidada, tendo sido declarada em 21 de abril de 2009, entidade de utilidade pública, estatuto que mantém até à hoje.