Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Terça, 28 de Setembro de 2021

Dia Mundial do Cancro Digestivo

Bayer alerta para importância da testagem do cancro

A testagem do cancro pode ajudar a definir de forma mais precisa uma determinada doença oncológica. Estes testes permitem aos médicos e doentes compreender melhor o que está a provocar um cancro e o seu crescimento, bem como ajudar a definir as melhores opções terapêuticas. No site TestYourCancer.com, a Bayer disponibiliza informação cientificamente validada sobre estes testes e a sua importância.

Todos os diagnósticos de cancro são diferentes mas as terapêuticas tradicionais não estão preparadas para abarcar essas diferenças. Assim, os teste genéticos e os testes genómicos podem ser parte da solução. Os nomes são semelhantes mas ambos os testes têm funções diferentes.

Os testes genómicos podem ser úteis para perceber se um determinado cancro tem origem genética, nos casos em que o cancro não responde à cirurgia, quimioterapia ou radiação, continuando a crescer e espalhar-se, o que pode exigir uma resposta terapêutica mais personalizada. Ajudam ainda a perceber se há alterações no DNA ou RNA que possam estar a potenciar o crescimento de um determinado tumor.

Já os testes genéticos têm como função definir o risco de desenvolver determinada doença, determinar se somos portadores de mutações genéticas associadas a risco aumentado de cancro ou ainda se os familiares de um doente devem ou não ser também testados.

Assim, os testes genómicos têm o potencial de personalizar o tratamento do cancro (medicina de precisão), ajudando a uma melhor perceção do diagnóstico e a antecipar tratamentos; informar os médicos acerca das terapêuticas adequadas tendo em conta a especificidade do cancro em questão e reduzir o número de tratamentos de que os doentes podem necessitar.

Se recebeu um diagnóstico de cancro, a Bayer deixa-lhe alguns conselhos que o ajudarão a explorar os mais recentes avanços dos testes genómicos com o seu médico:

1 - Informe-se: faça uma pesquisa sobre o assunto e acerca dos benefícios associados à testagem;

2 - Prepare-se: se anteriormente tentou outras opções de tratamento que não funcionaram, mencione-as ao seu médico para que possa discutir um tratamento mais apropriado. Elabore uma listagem de perguntas para colocar ao seu médico;

3 - Peça ajuda: a alguém que possa acompanhá-lo nas consultas e exames, pois esta pessoa pode ter perguntas para adicionar à discussão;

4 - Continue o processo: os cuidados a ter não podem acabar quando sai do gabinete do médico. Certifique-se que as próximas etapas ficaram esclarecidas e faça o acompanhamento após a sua consulta para continuar a discussão.

Para mais informação visite TestYourCancer.com.