Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Terça, 18 de Maio de 2021

LPCC promove campanha antitabágica

David Fonseca dá voz a personagem em filme animado para ação antitabágica

Para assinalar o Dia Mundial Sem Tabaco, assinalado a 31 de maio, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a promover a campanha “Não fumes, por ti, pela tua família”, que visa sensibilizar a população para os perigos do tabaco e o seu impacto na saúde de quem fuma e de quem os rodeia, em especial das crianças.

O músico e compositor David Fonseca (também conhecido pelo seu historial ligado a dobragens de filmes animados), aceitou o convite para dar voz à personagem "Tomás". O filme conta a história feliz do pai Tomás que se apercebe que para ser mais saudável

e partilhar melhores momentos ao lado da sua filha, Inês, tem de abdicar do tabaco, e por isso aconselha: “Não fumes, por ti e pela tua família!”.

Através da técnica “stop motion”, o filme animado transmitirá informação relevante sobre o tabagismo, de uma forma descontraída e divertida, para criar impacto junto da população em geral e, em particular, dos mais jovens, com especial atenção para os pais.

O filme vai estar disponível no Youtube e no site da LPCC em: https://www.ligacontracancro.pt/dia-mundial-sem-tabaco-2021/

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ygaC8F5i5x4

“Nunca é demais alertar para os perigos e os malefícios do tabaco, cujo consumo tem vindo a aumentar, sobretudo na população mais jovem devido ao aparecimento de novos produtos do tabaco. Ao contrário do que tem vindo a ser divulgado, o tabaco aquecido e o cigarro eletrónico têm efeitos nefastos para a saúde. Para além de causarem dependência, destacamos que os malefícios dos compostos e componentes do tabaco convencional e dos novos produtos do tabaco, associados à problemática do fumo passivo, presente em tecidos e materiais em casa e no carro, prejudicam gravemente os não fumadores a médio e longo prazo”, afirma Dra. Mónica Martins, Presidente do Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Estima-se que 1,2 milhões de mortes por ano, no mundo, são causadas pela exposição ao tabaco (fumo passivo), que está diretamente ligada ao aparecimento de doenças como o cancro, as doenças cardiovasculares e respiratórias.

O consumo do tabaco é responsável por aproximadamente 22% das mortes por cancro, e em Portugal representa a morte de mais de 13 mil pessoas por ano. No mundo, o consumo de tabaco provoca a morte de cerca de 8 milhões de pessoas por ano.

Sobre a LPCC

A Liga Portuguesa Contra o Cancro é uma Associação Cultural e de Serviço Social, privada, declarada de utilidade pública, sem fins lucrativos, que desde 1941 tem como principal objetivo combater o cancro. Tem por base 4 áreas de missão: Apoio ao Doente Oncológico e família, Prevenção Primária, Prevenção Secundária e Investigação e Formação em Oncologia.

Para mais informações, consulte: www.ligacontracancro.pt